Comunidades

Investimentos nas Comunidades

Nós entendemos o nosso papel no mundo e buscamos atuar como agentes de transformação. Nosso investimento social, que ocorre por meio de doações ou patrocínios, tem foco em programas que maximizam o impacto social positivo decorrente de nossa atuação e contribuem para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atuamos e da sociedade como um todo. 

Programas que apoiamos:

 

Estação Ambiental

 

As Estações Ambientais são áreas verdes, localizadas no entorno de unidades da Braskem em Alagoas, Bahia e Rio Grande do Sul (Brasil). Os espaços funcionam como ambientes de aprendizagem sobre sustentabilidade, consumo consciente, ciclo de vida dos produtos e biodiversidade por meio de uma série de iniciativas realizadas nos locais.

 

Local: Alagoas, Bahia, Rio Grande do Sul
Causas: Des. Local Consumo e Pós- Consumo Sust.

 

Edukatu

 

Primeira rede online de aprendizagem sobre consumo consciente e sustentabilidade. O conteúdo trabalha consumo e pós consumo consciente e é direcionado tanto para professores quanto para alunos do Ensino Fundamental de escolas de todo o Brasil.

 

Local: cidades de todo o Brasil
Parceiros: Google, Sabesp, Braskem
Parceria Braskem: desde 2014
Causas: Consumo e Pós-Consumo Sust.

 

ser+

 

O projeto tem o objetivo de promover a inclusão social e o desenvolvimento socioeconômico dos trabalhadores das unidades de triagem de resíduos por meio do fomento ao desenvolvimento da cadeia de reciclagem nacional.

Realizado em todos os estados em que a Braskem está presente no Brasil.

 

Local: Bahia, Alagoas, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Parceiros: Google, Sabesp, Braskem
Parceria Braskem: desde 2014.
Causas: Consumo e Pós-Consumo Sust. Inovação e Empreend. Sust.

 

Programa de Educação Ambiental Lagoa Viva

O programa promove oficinas dedicadas à educação ambiental e à capacitação para apoiar a restauração e conservação do meio ambiente, a geração de renda da população e a promoção da cultura local em Maceió/AL. Ao longo dos anos, vem contribuindo de forma relevante para a melhoria da qualidade de vida dos moradores da comunidade do entorno, configurando-se como agente influenciador de políticas públicas nas cidades de Alagoas. 

Local: Mauá e Santo André (SP) / Brasil
Causas: Des. Local Consumo e Pós-Consumo Sust. Inovação e Empreend. Sust. Parceiros: Sesi-SP, Braskem
Parceiros Braskem: desde 2015.

Comunidade Ecofashion

 

 

Focado no consumo consciente, o Comunidade Ecofashion estimula a ressignificação e o reaproveitamento de materiais descartados. Sob o olhar dos jovens, em um processo lúdico, o que antes era lixo reciclável se transforma em moda. O Comunidade Ecofashion é a etapa final do Programa Braskem de Educação Ambiental.

 

Local: Mauá e Santo André (SP) / Brasil

Parceiros: Instituto Ecotece, Braskem
Parceria Braskem: desde 2012. Causas: Des. Local Consumo e Pós-Consumo Sust. Inovação e Empreend. Sust.

 

 

Inovar para Construir

 

 

Capacitação profissional e geração de renda são os objetivos do projeto Inovar para Construir. O conteúdo do programa destaca as diversas aplicações do plástico na construção, ampliando o conhecimento sobre a versatilidade e vantagens do material.

 

Local: Duque de Caxias (RJ) / Brasil Parceiros: : FIRJAN, Braskem
Parceria Braskem: desde 2016
Causas: Des. Local Inovação e Empreend. Sust.

 

 

Ecobarreira

 

 

A Ecobarreira é uma solução sustentável para a retirada de resíduos do rio Guaíba, no Rio Grande do Sul (RS). O projeto, além de ter papel importante na despoluição do rio que abastece a cidade de Porto Alegre, recebe o apoio da Braskem em ações de educação ambiental por meio de visitas focadas em conscientização sobre consumo e pós-consumo.

 

Local: Porto Alegre (RS) / Brasil Parceiros: Braskem
Parceria Braskem:desde 2017
Causas: Des. Local Consumo e Pós-Consumo Sust.

 

 

Rede de maré

 

 

A Braskem apoia o projeto Rede de Maré, realizado junto a comunidades tradicionais da ilha de Maré, em Salvador, na Bahia. O foco é promover a gestão sustentável da pesca artesanal na região, assim como a educação ambiental da comunidade com foco no ecossistema marinho.

 

Local: Salvador (BA) / Brasil Parceiros: Instituto Maré Global, Braskem
Parceria Braskem:desde 2015
Causas: Des. Local Consumo e Pós- Consumo Sust.

 

 

Som+Eu

 

 

Com foco em inclusão social por meio da música e cultura, o projeto Som+Eu oferece atividades para crianças e jovens no contra turno escolar. O projeto conta com a Orquestra Tubônica, que produz e utiliza instrumentos musicais a partir da reutilização do plástico de tubos de PVC.

 

Local: Duque de Caxias (RJ) / Brasil
Parceria Braskem:desde 2017.
Causas: Des. Local

 

 

Braskem Labs

 

 

O Braskem Labs é uma plataforma formada por três programas para incentivar o ecossistema empreendedor Brasileiro. Desde 2015, atuamos em parceria com diversos players para acelerar negócios e startups que causam impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.

 

Parceiros: ACE, Innoscience, Braskem
Parceria Braskem:desde 2015
Causas: Inovação e Empreend. Sust.

 

 

SECI Social + Centro Cultural AZO

 

 

Esporte e cultura para crianças e jovens do entorno das unidades da Braskem no ABC paulista. Este é o foco do tradicional Projeto SECI Social e Centro Cultural AZO, referência para a comunidade da região desde a década de 90.

 

Local: Santo André (SP) / Brasil
Parceiros:Mercedes-Benz, DiaGroup e Cabot
Parceria Braskem:desde 2017
Causas: Des. Local.

 

 

Seja! – Saberes da Eja

 

 

A união das vocações individuais com a oportunidade de qualificação profissional é a proposta do Seja! – Saberes da Eja. O programa é focado no ensino médio profissionalizante para jovens a partir de 18 anos que ainda não concluíram esta etapa da vida escolar.

 

Local: Camaçari (BA) / Brasil
Parceiros:Sesi, Senai, Braskem
Parceria Braskem:desde 2018
Causas: Des. Local.

 

 

Pescadores de Mel

 

 

O foco do programa é ensinar um novo ofício para aqueles que vivem exclusivamente da pesca. A capacitação técnica permite um complemento da renda e o resultado é mais inclusão social, melhoria da qualidade de vida e aquecimento da economia local.

 

Local: Maceió, Barra de São Miguel, Marechal Deodoro e Coqueiro Seco (AL)
Parceiros:Uniprópolis, Braskem
Parceria Braskem:desde 2016
Causas: Des. Local.

 

 

Embaixadores do Esporte

 

 

A proposta é a promover a inclusão social por meio do esporte para crianças, jovens e idosos. O programa, que tem como foco a natação, também reforça pilares importantes do esporte, trazendo à tona temas como o exemplo, disciplina e trabalho em equipe.

 

Local:Mauá e Santo André (SP)
Parceiros:Sesi, Braskem
Parceria Braskem:desde 2017
Causas: Des. Local.

 

 

Harmonia Consciente

 

 

O projeto ocorre durante o Acampamento Farroupilha no Parque Harmonia, em Porto Alegre. O objetivo é fazer a gestão dos resíduos gerados no evento e conscientizar a comunidade sobre o descarte adequado e a reciclagem.

 

Local:Porto Alegre (RS)
Parceiros:Braskem
Parceria Braskem:desde 2011
Causas: Des. Local.

 

 

Química do Esporte

 

 

O objetivo é promover a educação cidadã por meio do esporte, contribuindo para o desenvolvimento local. O foco são alunos de 6 a 12 anos da rede pública da cidade de Mauá, no ABC paulista.

 

Localização: Mauá (SP) / Brasil Parceiros: Instituto Paulista do Desporto Amador, Prefeitura de Mauá, Braskem Parceria Braskem: desde 2015
Causas: Des. Local.

 

 

 

Envie seu projeto para a Braskem

Você pode submeter seu projeto como solicitação de patrocínio ou doação.
Entenda a diferença:

Doações: são doações de dinheiro, bens ou equipamentos oferecidos a organizações, com ou sem a utilização de benefícios fiscais, com objetivo de proporcionar desenvolvimento socioambiental  as comunidades no entorno de nossas operações, sem necessariamente ocorrer benefício direto a Braskem.

Patrocínios: Aporte, com ou sem a utilização de incentivos fiscais, a pessoas jurídicas visando a realização de projetos ou eventos que garantem, por meio de contrapartidas, ativação dos atributos da marca Braskem.

Envie seu pedido de doação 
Envie seu pedido de patrocínio

Diretriz de Patrocínios e Doações da Braskem

 

Todas as iniciativas são orientadas pela Diretriz Empresarial de Patrocínios e Doações, que abrange as decisões de investimento que utilizam verba direta e verba incentivada no Brasil.

Confira abaixo os principais temas, públicos-alvo e as localidades em que os projetos que apoiamos estão presentes:

 

Temas: Inovação e empreendedorismo sustentável, Cultura, Esporte, Plástico, Química Sustentabilidade, Consumo e Pós Consumo, Técnico e Comercial, Desenvolvimento Econômico, Social, Meio Ambiente.


Público-alvo: mercado e/ou cadeias de atuação da Braskem; comunidades e região do entorno; meio acadêmico; sociedade e formadores de opinião.

 

Localidade: Duque de Caxias (RJ), Santo André, Mauá, São Paulo, Paulínia e Cubatão(SP), Maceió, Bebedouro e Marechal Deodoro (AL), Camaçari, Dias d’Ávila, Candeias e Salvador (BA), Triunfo, Montenegro, Nova Santa Rita e Porto Alegre (RS).


Restrições

A Braskem não apoia projetos que:

  • promovam um partido político, político ou religião específicos;
  • incitem a violência, criminalidade, drogas, sexo, crueldade animal e más práticas ambientais;
  • não estejam alinhados aos valores de transparência, integridade e ética;
  • sejam em nome de pessoas físicas. Somente organizações poderão ser objeto de apoio;
  • promovam artistas ou bandas profissionais.

 

A inscrição e a análise das propostas serão realizadas exclusivamente pelo formulário de inscrição aqui disponibilizado.