Alagoas

0800 006 3029 De segunda a sexta, das 9h às 18h (exceto feriados).
Ligações gratuitas, inclusive de celulares.

Braskem apresenta atualizações de estudos técnicos em evento no Crea-AL

Maceió, 5 de setembro de 2019 - A Braskem marcou presença no "Workshop Causas, Efeitos e Soluções para os Fenômenos Geológicos em Maceió", evento que teve início nesta quarta (4), promovido pelos conselhos Federal e Regional de Engenharia e Agronomia - Confea e Crea-AL. 

No auditório do Crea-AL, o engenheiro químico e gerente de Produção da Braskem, Galileu Henrique, apresentou uma atualização dos estudos e monitoramentos realizados pela empresa no bairro do Pinheiro e região. Foram seis finalizados, entre eles a sísmica de reflexão nos bairros e na área de mineração (com o levantamento de dados em mais de 30 km para mapeamento das falhas geológicas na região) e o giroscópio nos poços (para identificar com exatidão empenos nas tubulações, auxiliar na realização dos estudos de sonar e no entendimento sobre a movimentação do solo).

O gerente de Produção da Braskem também falou sobre os estudos de sonar concluídos em 18 poços de extração de sal-gema. O prazo para a finalização dos 35 sonares é dezembro deste ano.

Sobre outros estudos que a Braskem realizará, Galileu destacou o aerolevantamento gravimétrico, recomendado pela CPRM, que tem o objetivo de ampliar a área pesquisada, incluindo a região da Lagoa Mundaú, para que se possa entender o mecanismo regional das falhas e mapear as mais profundas. O estudo de gravimetria realizado pela CPRM produz imagens em boa resolução até aproximadamente 300 metros de profundidade. Com o levantamento aerogravimétrico, será possível fazer uma espécie de "ultrassonografia" em até aproximadamente 1.200m, com qualidade suficiente para que se possa fazer a interpretação dos dados.

"Estamos trabalhando para concluir todos os estudos no menor tempo possível e com a qualidade que a situação dos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro requer", garante Galileu Henrique.

O evento

O Workshop Causas, Efeitos e Soluções para os Fenômenos Geológicos em Maceió se estende até esta quinta-feira (05) e reúne conselheiros do Confea e do Crea-AL, além de representantes de instituições como o Instituto do Meio Ambiente - IMA - e Defesa Civil Municipal e Federal. 

O objetivo é atualizar e analisar as informações sobre as causas e efeitos das anomalias geológicas manifestadas no bairro do Pinheiro e adjacências, debater suas soluções e consolidar as conclusões já alcançadas.

A programação incluiu palestras e debates sobre o mapa de setorização de danos; geomecânica das rochas salinas; soluções para a moradia e a infraestrutura urbana, entre outros temas.

 

Contatos para a imprensa:

Algo Mais Consultoria e Assessoria

(55 82) 3177.4955

Álvaro Müller

alvaro@algomaisconsultoria.com

Clarissa Veiga

clarissa@algomaisconsultoria.com

 

 

Braskem nas redes sociais

Facebook | Linkedin | Twitter