FAQ

Made in space

O que é a Made In Space?

A Made In Space é uma empresa norte-americana fundada em 2010 como a primeira companhia de manufatura no espaço. Foi contratada pela NASA para desenvolver, construir e operar o experimento de impressão 3D em gravidade zero na Estação Espacial Internacional (ISS). Com mais de 30 mil horas de testes e mais de 400 parábolas de voos de teste em microgravidade, a Made In Space levou à Estação Espacial Internacional as primeiras impressoras 3D projetadas e construídas para uso em gravidade zero.

Em que consiste a parceria da Braskem com a Made In Space?

A Braskem é parceira da Made In Space desde o desenvolvimento de uma solução em Polietileno Verde para a impressão 3D em ambientes de gravidade zero. A Braskem é fornecedora exclusiva do PE Verde da Made In Space, assim como de outros materiais produzidos pelas Braskem (PP, PVC, UTEC), que venham a ser utilizados em algum projeto. A segunda etapa desta parceria vai desenvolver uma máquina recicladora de plásticos e levá-la à Estação Espacial Internacional, para uso dos astronautas. 

Como será realizada a reciclagem no espaço?

A recicladora que está sendo desenvolvida vai moer o objeto feito de plástico, fundi-lo e, na sequência, produzir um novo filamento (processo de extrusão) do mesmo polímero. Posteriormente, este filamento poderá ser utilizado na impressora 3D para produção de novos objetos e peças para uso na Estação Espacial Internacional. 

Quais as necessidades que essa recicladora deverá atender no espaço?

Primeiramente, o envio e uso desta recicladora na ISS servirá como demonstração da tecnologia de reciclagem em gravidade zero. Este é um marco importante para homologar a tecnologia para uso em futuras missões espaciais de longa duração. Na ISS, a máquina vai viabilizar a reciclagem de objetos plásticos que não tem mais uso na Estação Espacial.

Quais as vantagens do Plástico Verde para imprimir ferramentas?

O Polietileno Verde foi escolhido para unir o polímero inovador da Braskem com o que há de mais inovador em impressão 3D, a impressão 3D em gravidade zero. O Polietileno Verde reúne características importantes como flexibilidade, tenacidade, resistência química e reciclabilidade, além de ser um produto de origem renovável.

Como essa tecnologia vai agregar à rotina dos astronautas?

A recicladora que será desenvolvida pela Braskem e Made In Space é o primeiro equipamento para reciclagem alocado permanentemente fora do planeta, e proporcionará aos astronautas a possibilidade de reutilizar objetos plásticos. Esta tecnologia vai contribuir para a redução dos custos das missões espaciais, redução do peso transportado a partir da Terra e, consequentemente, vai ampliar a autonomia das novas missões ao espaço no futuro. De forma sustentável, inovadora e eficaz, a reciclagem fecha o ciclo do plástico no espaço.

Qual a necessidade de imprimir no espaço?

As peças impressas no espaço atenderão necessidades específicas na Estação Espacial Internacional, como a substituição de peças danificadas ou que estiverem com problemas.