Bernardo Gradin é indicado novo presidente da Braskem.
A Braskem está iniciando um novo ciclo em seu desenvolvimento empresarial com a indicação de Bernardo Gradin para a sua presidência em substituição a José Carlos Grubisich, que liderou a empresa nos últimos sete anos.
A Braskem concluiu um ciclo vitorioso de crescimento com criação de valor que conduziu a empresa à posição de terceira maior produtora de resinas nas Américas. A companhia tem um forte programa de desenvolvimento já identificado, que combina novas capacidades produtivas no mercado brasileiro, oportunidades de internacionalização com acesso a fontes competitivas de matéria-primas, além de um projeto pioneiro de produção de plástico verde com 200 mil toneladas de capacidade anual, que deverá entrar em operação em 2010.
Passo decisivo na direção desse ciclo de crescimento foi dado com a aquisição dos ativos petroquímicos do Grupo Ipiranga em março de 2007 e a implementação do acordo de investimentos com a Petrobras, em junho último, que permitiu à Braskem liderar a consolidação e fortalecimento do setor petroquímico no país.
O novo presidente terá a missão de implementar essa estratégia e identificar novas oportunidades de crescimento no rumo da visão de posicionar a Braskem entre as 10 maiores petroquímicas globais.
A escolha de Bernardo Gradin para a presidência da Braskem se insere na perspectiva da sucessão planejada de lideranças na Organização Odebrecht, acionista controlador da empresa. Bernardo Gradin participou de todo o processo de criação e formulação estratégica da Braskem, onde desempenhou importantes funções executivas como vice-presidente da Unidade de Vinílicos e da Unidade de Insumos Básicos. Formado em Engenharia Civil com MBA pela Wharton Business School, o novo presidente está na Odebrecht desde 1987, recentemente como líder da Odebrecht Investimentos e Infra-estrutura - OII. Bernardo Gradin também presidiu a Trikem, uma das empresas incorporadas à Braskem.
Grubisich deixa a liderança da Braskem para assumir a presidência da ETH Bioenergia S.A., empresa que consolida os investimentos da Odebrecht no setor de açúcar e álcool, uma área com grandes oportunidades de crescimento através de novas capacidades de produção e participação ativa no processo de consolidação do setor.
Com as mudanças anunciadas, a Braskem renova o seu compromisso com a competitividade de seus clientes e de toda a cadeia produtiva da petroquímica e dos plásticos, e com os mais elevados padrões de governança corporativa.
Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar:
Fato Relevante
imprensa.braskem@agenciafr.com.br
Braskem nas redes sociais
Notícias Relacionadas
Se você é um profissional da imprensa, a Braskem tem um canal feito só pra você.
Acesse aquiPress Releases
Mais notícias
Parceria entre Braskem e ComBio impulsiona competitividade e descarbonização com projeto de eletrificação em Paulínia
Braskem registra EBITDA recorrente de R$ 818 milhões no 3T25, alta de 91% frente ao 2T25
Braskem coleta mais de 6 toneladas de resíduos nas ações globais do WeCare 2025
Projeto Vesta, da Braskem, é selecionado para o Prêmio SB COP Awards e será apresentado na COP30
Braskem aprova investimento para ampliar produção de eteno e polietileno na unidade do Rio de Janeiro
Braskem na COP30: indústria como parte da solução
Clientes
Seja cliente Braskem
Com uma estratégia pautada na economia circular de baixo carbono, desenvolvemos soluções inovadoras e mais sustentáveis, contribuindo para a criação de um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Quer transformar o futuro com a gente?
Fale com nossa equipe

Braskem Global
Braskem Idesa
Braskem USA
Braskem Europe