bar
Contato
Todas as notícias
Press Releases • 13 de Novembro de 2013

Braskem apoia projeto de reciclagem no Rio de Janeiro

Companhia oferece computadores e capacitação a catadores da Rede Recicla Rio

Rio de Janeiro, 13 de novembro de 2013 - A fim de promover a inclusão social de catadores e fortalecer a cadeia do plástico no Rio de Janeiro, valorizando todos os envolvidos nas etapas finais do consumo, a Braskem participa do projeto de reciclagem Rede Recicla Rio. O projeto foi idealizado e é desenvolvido pela SuperVia, concessionária que opera o serviço de trens urbanos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e que mapeia, desde 2008, a presença de cooperativas de catadores, que atuam em rede colaborativa.

A Braskem apoiará a iniciativa entregando um laboratório de informática, com computadores e impressoras novas, à Rede Recicla Rio. A companhia também oferecerá, em parceria com o Sebrae, capacitação na área administrativa, financeira e logística, além de consultoria individual para cada cooperativa, para que elas atuem de forma competitiva. A ideia é que elas ampliem suas expectativas em relação a novos clientes e atuação no mercado. A parceria com a instituição existe desde junho deste ano e tem como objetivo melhorar competitividade das micro e pequenas empresas e cooperativas de materiais recicláveis da cadeia de valor do plástico.

"Esta é uma forma da Braskem trazer seus conhecimentos e experiências com projetos de reciclagem promovidos anteriormente pela empresa para uma nova aliança no RJ - desta vez, em parceria com a iniciativa da SuperVia. Assim, a companhia promove a expansão do seu projeto de Inclusão Social para Catadores, que começou em 2009 e abrange outros 4 estados (AL, BA, SP e RS), e que está inserido num dos pilares de sua Política de Responsabilidade Social", afirma Flavio Chantre, responsável pela área de Relações Institucionais da Braskem em São Paulo e no Rio.

O anúncio das ações será feito hoje (13), quando ocorre a inauguração da sede da Rede Recicla Rio, em terreno de 2.000 m² dentro da estação de trem Cascadura, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O projeto dará novo impulso às atividades das cinco cooperativas envolvidas, Coopcal, CoopQuitungo, Coop Rio Oeste, Cootrabom e Cooperativa São Vicente de Paula.

A estação contará com 120 catadores cooperados que trabalharão em dois turnos recolhendo materiais enviados por empresas parceiras. O empreendimento garantirá uma renda mensal para cada catador e a oportunidade de que a cooperativa negocie diretamente o material produzido com importantes indústrias, o que representará uma valorização no preço final. A expectativa é que o empreendimento tenha projeção de recolhimento de 200 toneladas de materiais recicláveis por mês.

"Queremos ser mais do que um meio de transporte para os passageiros. A SuperVia quer ser parceira do dia a dia das pessoas e a prática da sustentabilidade está inserida nesse contexto. Com a Rede Recicla Rio, contribuímos gerando trabalho e renda, participamos mais ativamente da vida dos nossos passageiros e reforçamos o comprometimento da empresa com o socioambiental", garante o presidente da concessionária, Carlos José Cunha. 

 

 

Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar:
Fato Relevante

imprensa.braskem@agenciafr.com.br

 

Braskem nas redes sociais

Facebook | Linkedin | Twitter

Imprensa

Se você é um profissional da imprensa, a Braskem tem um canal feito só pra você.

Acesse aqui

Clientes

Seja cliente Braskem

Com uma estratégia pautada na economia circular de baixo carbono, desenvolvemos soluções inovadoras e mais sustentáveis, contribuindo para a criação de um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.

Quer transformar o futuro com a gente?

Fale com nossa equipe