Rolhas de garrafas de vinho serão feitas com o plástico verde da Braskem
Material 100 % renovável será empregado de forma inédita pela Nomacorc, líder mundial na produção de rolhas sintéticas para garrafas de vinho
A Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas e líder global em biopolímeros, empregará de maneira inédita o plástico verde (Polietileno I'm greenTM), em rolhas para garrafas de vinhos fabricadas pela Nomacorc, empresa lídermundial no segmento. Denominadas Select® Bio, as rolhas são 100% recicláveis e apresentam o mesmo desempenho em controle do oxigênio que a linha convencional, além de evitar a deterioração e desperdício causados por processos como oxidação e redução. Neste caso, o plástico verde substitui com eficiência a cortiça, material proveniente de árvores específicas para tal fim e que podem levar algumas décadas para serem cultivadas.
O Polietileno I'm greenTM é feito a partir do eteno obtido do etanol de cana-de-açúcar. Seu grande diferencial é contribuir para a redução da emissão dos gases do efeito estufa na atmosfera, já que captura gás carbônico durante o seu processo produtivo. Ele também apresenta as mesmas características do polietileno tradicional, ou seja, não necessita de adaptações de maquinário e pode ser reciclado. Para ajudar o consumidor a reconhecer o plástico verde, a Braskem criou o selo 'I´m green TM', que garante a origem renovável da embalagem.
"A Braskem é uma organização sólida, com um histórico de criação de polímeros confiáveis e sustentáveis para os principais fabricantes do mundo todo", destacou Olav Aagaard, cientista-chefe da Nomacorc. "A utilização do polietileno verde de cana-de-açúcar da Braskem nos dá a confiança necessária para oferecermos aos nossos clientes rolhas neutras em carbono, o que não só ajuda a garantir a consistência e qualidade dos vinhos, mas também permite o desenvolvimento de uma solução de embalagem mais sustentável".
"Ficamos muito satisfeitos com a escolha feita pela Nomacorc para o desenvolvimento de uma solução mais sustentável com o nosso plástico verde", diz Marco Jansen, Diretor Comercial de Químicos Renováveis da Braskem para a Europa e Estados Unidos. "Escolhas como as realizadas pela Nomacorc mostram que esta é uma tecnologia altamente viável e com grande potencial de crescimento, e que pode ser plenamente empregada como alternativa sustentável ao uso de combustíveis fósseis", conclui Marco Jansen.
Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar:
Fato Relevante
imprensa.braskem@agenciafr.com.br
Braskem nas redes sociais
Notícias Relacionadas

Se você é um profissional da imprensa, a Braskem tem um canal feito só pra você.
Acesse aquiPress Releases
Mais notícias
Braskem apresenta ao mercado novos grades para o segmento de eletrodomésticos

Braskem renova parceria com AACD e faz doação de 14 toneladas de resina

Braskem marca presença na feira Plástico Brasil 2025 e promove tours técnicos

Braskem desenvolve inovações para a geração de energia solar

Braskem anuncia projeto para expandir a produção de eteno na unidade do Rio de Janeiro

Braskem registra EBITDA Recorrente de US$ 1,1 bilhão em 2024, 46% superior ao de 2023
Clientes
Seja cliente Braskem
Com uma estratégia pautada na economia circular de baixo carbono, desenvolvemos soluções inovadoras e mais sustentáveis, contribuindo para a criação de um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Quer transformar o futuro com a gente?
Fale com nossa equipe
