Braskem anuncia novo centro de inovação renovável em Lexington, Massachusetts
O investimento irá impulsionar a descoberta de novas tecnologias alinhadas ao compromisso da Braskem com uma economia circular neutra em carbono

A Braskem, líder de mercado e pioneira na produção de biopolímeros em escala industrial, anunciou hoje a construção de um novo centro de inovação renovável localizado em Lexington, no estado norte-americano de Massachusetts. Com 3.252 metros quadrados, ele irá se concentrar na aceleração de inovação de produtos químicos renováveis e materiais sustentáveis.
A capacidade do novo centro vai ampliar as competências da Braskem em biotecnologia, catálise, engenharia de processos e inovação aberta. Será dado foco especial à ciência e engenharia em estágio inicial relacionadas com a conversão de matérias-primas à base de biomassa - incluindo açúcares, celulose, óleos vegetais e lignina - em produtos químicos e materiais sustentáveis. Isso vai aprimorar os recursos da Braskem dedicados à descoberta de tecnologias que irão gerar novas ofertas voltadas ao crescimento e centradas na circularidade de carbono. O novo centro de inovação é a mais recente expansão da presença global de inovação e tecnologia da Braskem.
Mark Nikolich, CEO da Braskem America, declarou: "Nosso novo centro de inovação renovável reflete o compromisso contínuo da Braskem com uma economia circular neutra em carbono e com efeitos positivos para o meio ambiente. A Braskem pretende investir cerca de US$ 20 milhões para construir nosso centro de inovação renovável e vai continuar investindo no desenvolvimento e na retenção de uma equipe de inovação de padrão internacional, baseada na região metropolitana de Boston, para criar propriedade intelectual exclusiva nas áreas de produtos químicos e materiais sustentáveis. E tudo isso será fundamental para o sucesso futuro dos negócios globais da Braskem".
"A cidade de Lexington está à frente na adoção de políticas sustentáveis neutras em carbono e comprometida em reduzir suas emissões de gases do efeito estufa para cumprir suas metas de ação climática. O compromisso do centro de inovação renovável da Braskem com a economia circular neutra em carbono está alinhado às metas e ao compromisso de Lexington de atrair empresas e desenvolvimento que demonstrem inovação sustentável. A nova unidade será um grande acréscimo ao ecossistema de ciências biológicas da Grande Boston", afirmou Sandhya Iyer, diretora de desenvolvimento econômico da cidade de Lexington.
O anúncio de hoje ocorre principalmente graças ao trabalho da atual equipe de pesquisa da Braskem em Boston, comandada por Daniel MacEachran, diretor global de biotecnologia da empresa, que está liderando a expansão do novo centro de inovação e da equipe profissional. A fase inicial de projeto e construção já se encontra em andamento, e a Braskem espera que o projeto seja concluído no segundo semestre de 2023, após obter validação final e comissionamento. O novo centro está estrategicamente baseado no ecossistema de inovação e biotecnologia da área metropolitana de padrão mundial de Boston, localizado a uma hora de carro de mais de 60 universidades e faculdades. O trabalho no novo centro em Lexington vai complementar a atuação global da Braskem em pesquisa e desenvolvimento, realizado atualmente nas cidades brasileiras de Campinas e Triunfo, e em Pittsburgh, no estado norte-americano da Pensilvânia.
"A Braskem já é líder mundial em polímeros e produtos químicos renováveis, e esse importante novo investimento em um centro de inovação renovável construído para fins específicos nos Estados Unidos solidifica ainda mais nossa posição. Com compromissos claros e ambiciosos de longo prazo com as pessoas, a ciência e o planeta, as inovações em estágio inicial que estamos explorando hoje vão possibilitar um futuro mais sustentável", destacou Daniel MacEachran.
Desde a promoção da circularidade plástica até a condução da revolução dos materiais biológicos, a Braskem tem o compromisso de diminuir a dependência de recursos não renováveis e reduzir as emissões de carbono com o grande objetivo de gerar benefícios para uma sociedade melhor.
Antonio Queiroz, Vice-Presidente de Inovação, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável da Braskem, declarou: "Acreditamos que a inovação disruptiva é o caminho para a sustentabilidade. Queremos ampliar a capacidade da Braskem de criar um novo padrão na indústria aumentando os investimentos, dedicando recursos e atraindo mentes brilhantes. Sabemos que para alcançar a verdadeira sustentabilidade, também precisamos apostar na inovação ao criarmos novos materiais. O lançamento do novo centro de I&T [inovação e tecnologia] da Braskem vai promover o desenvolvimento de novas soluções para produtos químicos e plásticos".
Saiba mais em www.braskem.com/usa/sustainableinnovation .
Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar:
Fato Relevante
imprensa.braskem@agenciafr.com.br
Braskem nas redes sociais
Notícias Relacionadas

Se você é um profissional da imprensa, a Braskem tem um canal feito só pra você.
Acesse aquiPress Releases
Mais notícias
Braskem apresentará potencial projeto Transforma Rio durante cerimônia da Petrobras no Rio de Janeiro

Danone lidera inovação sustentável e lança embalagem mais leve, inspirada na natureza e com menor impacto ambiental

Atualização - Upsyde

Braskem e Ardent desenvolvem tecnologia para separar olefinas e parafinas

Braskem realiza a primeira venda de PE circular na América do Sul

Braskem registra EBITDA recorrente de R$ 1.321 milhões no 1T25, 121% superior ao do 4T24
Clientes
Seja cliente Braskem
Com uma estratégia pautada na economia circular de baixo carbono, desenvolvemos soluções inovadoras e mais sustentáveis, contribuindo para a criação de um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Quer transformar o futuro com a gente?
Fale com nossa equipe
