Notícias

Braskem Labs anuncia projetos selecionados de sua segunda edição

Programa de estímulo ao empreendedorismo recebeu 190 inscrições, e 12 foram selecionadas para a fase de mentoria e desenvolvimento do plano de negócios

O Braskem Labs, programa de incentivo a negócios voltados à sustentabilidade e à inovação, selecionou 12 projetos para serem capacitados pelo programa. Em sua segunda edição, a iniciativa recebeu 190 inscrições, crescimento de 19,5% em relação ao ano passado.

As soluções inovadoras apresentam soluções para os diversos setores da economia e foram escolhidas considerando a inovação da proposta, o modelo de negócio, impacto social, potencial de mercado e perfil empreendedor dos proponentes. As propostas foram criadas para o setor de plástico e química com foco no desenvolvimento de soluções socioambientais e também projetos que possam combater o mosquito Aedes aegypti. Os projetos selecionados são de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Amazonas e Pernambuco. 

A iniciativa é da Braskem, maior petroquímica das Américas, em parceria com a Endeavor, instituição sem fins lucrativos de fomento ao empreendedorismo. "Neste ano, encontramos projetos com um nível elevado de maturidade e desenvolvimento, o que nos motiva mais ainda a ajudar cada empreendedor a configurar seu modelo de negócio para alcançar voos ainda maiores", afirma Patrick Teyssonneyre, diretor de Inovação e Tecnologia da Braskem. 

Durante os próximos quatro meses, os empreendedores receberão capacitação com disponibilização de conteúdo, cursos online, eventos presenciais e mentorias coletivas e individuais para trabalhar em questões como modelo de negócio, finanças e gestão de equipe, de forma a encontrarem a melhor estratégia possível de acesso ao mercado. Os selecionados receberão o acompanhamento de executivos da Braskem e orientação de especialistas da Endeavor.

Ao final do programa, os selecionados poderão apresentar seus projetos, durante o Demo Day, para um grupo de empresários, investidores, bancos de investimento e outros players do mercado. 

Conheça os projetos selecionados:

Amazonas

Projeto:  Giulia  
Descrição: Bracelete para comunicação de deficientes auditivo
Resumo: No campo das tecnologias assistivas, "Giulia" permite a deficientes auditivos se comunicarem, usando um bracelete com sensores que captam a linguagem de sinais. O equipamento conecta-se via bluetooth a um aplicativo para smartphones, que faz a "tradução" de Libras para texto e voz. A comunicação inversa também é possível. Quando o ouvinte fala no smartphone, o aplicativo traduz em texto ou desenho animado em Libras. 

Pernambuco

Projeto: Epitrack
Descrição: Sistema de mapeamento de epidemias por crowdsourcing
Resumo: Plataforma de crowdsourcing para a área de saúde permite que usuários notifiquem sintomas de doenças, dentre elas zika vírus, dengue e chikungunya, fornecendo informações em tempo real para que autoridades de saúde entendam se há epidemia destas doenças.

Rio Grande do Sul

Projeto: Piipee
D
escrição: Solução para economia de água na descarga da urina
Resumo: O Piipee é uma solução biodegradável que elimina em 100% o uso da descarga ao urinar, economizando em até 75% da água potável utilizada em vasos sanitários. Um dispositivo acoplado à bacia sanitária ou ao mictório, quando acionado, libera o Piipee, que atua nas características físico-químicas da urina removendo o odor, alterando a coloração e higienizando o vaso. 

Santa Catarina

Projeto:  Filamento Funcional
Descrição: Nanoencapsulamento para combate de mosquitos e diversos outros benefícios na área de saúde
Resumo: Filamento têxtil funcionalizado com nano e micro cápsulas que são inseridas no filamento de tecidos durante sua produção e dão aos usuários diversos benefícios, como hidratação, firmeza da pele, alívio de dores, repelência a mosquitos, refrescância, entre outros. O filamento funcional é resistente a lavagem e garante a liberação gradual e continua do produto inserido na cápsula.

Projeto: Epiome
Descrição: Sistema inteligente de monitoramento, diagnóstico e análise epidemiológica em larga escala   
Resumo: Plataforma de análise laboratorial, o Epiome utiliza sequenciamento de DNA em larga escala, em uma ampla área geográfica e em um grande número de amostras a um custo baixo. Os resultados da análise de DNA são integrados a um software que permite rastrear, identificar e analisar padrões de epidemias relacionados a doenças emergentes ou endêmicas.

São Paulo

Projeto:  Protec
Descrição: Spray químico para combate a mosquitos Aedes aegypti
Resumo: Spray aerossol para tecidos e superfícies, o Protec protege contra insetos urbanos causadores de doenças como Aedes aegypti, ácaro, barata, traça, carrapato, piolho, formiga e pulga. O produto pode ser aplicado em qualquer tecido ou superfície e permanece por muitas lavagens.

Projeto: Confort Banho
Descrição: Material de banho para acamados sem transportá-los do leito
Resumo: O Confort Banho é um módulo inflável e portátil que permite que pacientes acamados e/ou em situação frágil de locomoção tomem banho ou façam higienização sem sair do leito, podendo ser usado em hospitais, casas de repouso, clinicas e homecare. O produto é feito em plástico PVC, 100% reciclável, de fácil manuseio, limpeza e armazenamento.

Projeto: Kit Livre
Descrição: Adaptação para cadeira de rodas virar triciclo
Resumo: Equipamento motorizado transformar qualquer cadeira de rodas em triciclo elétrico. O Kit Livre consegue resignificar o conceito da cadeira de rodas, oferecendo aos usuários mais autonomia, independência e liberdade em atividades do dia a dia e também a inclusão de cadeirantes no esporte radical. 

Projeto: Noocity Ecologia Urbana
Descrição: Hortas urbanas que consegue economizar água
Resumo: Noocity são módulos para o plantio de hortas urbanas que consegue economizar 80% de água e dispensa rega por 3 semanas por conta de seu sistema de sub-irrigação integrado. Pode ser instalado em qualquer tipo de superfície e dispensa o uso de ferramentas, instalações elétricas e hidráulicas. Seu objetivo é trazer o cultivo de alimentos orgânicos em casa urbanas de forma simples e ecológica.   

Projeto: Programa Vivenda
Descrição: Reformas habitacionais para a população de baixa renda
Resumo: Negócio social que realiza reformas habitacionais de menor complexidade para a população de baixa renda. O Programa Vivenda oferece um sistema integrado, que contempla o planejamento, a mão de obra, o material a ser utilizado na obra e a possibilidade de parcelar o pagamento em até 15 vezes, tornando o produto acessível ao público. 

Projeto: Único Asfaltos
Descrição: Mistura asfáltica aplicada nas mais diversas condições climáticas
Resumo: A ÚNICO Asfaltos produz a primeira mistura asfáltica 100% brasileira, que pode ser aplicada nas mais diversas condições climáticas, como calor extremo, chuva e alta umidade. Com o benefício de ser instantânea, a massa não precisa de tempo de secagem, liberando a via imediatamente para passagem de veículos e pode ser armazenada por até 24 meses. 

Projeto: Wise Waste
Descrição: Economia circular de resíduos
Resumo: O Wise Waste estimula a reutilização de embalagens flexíveis que não seriam utilizadas em processos de reciclagem. Para isto, criou-se uma cadeia de coleta, que treina cooperativas de catadores de lixo a identificar os materiais plásticos com valor comercial e a desenvolver um mecanismo de reciclagem específico. Isto resulta no aumento do conhecimento e renda dos cooperados e a diminuição de resíduos descartados no meio ambiente.

Sobre a Braskem

Controlada pela Organização Odebrecht, a Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual de 16 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos petroquímicos básicos e com faturamento anual de R$ 54 bilhões. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com 8 mil integrantes e opera 40 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.

Para esclarecimentos adicionais, favor contatar:
CDN Comunicação 
Ana Beatriz Paschoal (55 11) 3643-2737 - anabeatriz.paschoal@cdn.com.br
Rafael Abrantes - (55 11) 3643-2772 - rafael.abrantes@cdn.com.br
Priscila Ventura - (55 11) 3643-2744 - priscila.ventura@cdn.com.br  

Braskem nas redes sociais

Facebook | Linkedin | Twitter