Notícias

Desafio de Design Braskem começa em setembro

Promovido em pareceria com a Fetiche Design, programa dá oportunidade a estudantes de terem seu produto comercializado pela Esmaltec

Em sua sexta edição, o Desafio de Design Braskem traz uma proposta completamente nova aos participantes: o desenvolvimento de um eletrodoméstico multifuncional. O programa, que tem como objetivo apresentar o plástico como um material nobre, versátil e adaptável a estudantes de Arquitetura e Design, terá a Esmaltec como parceira. 

O Desafio de Design desenvolveu grandes projetos desde a sua primeira edição, em 2013, e capacitou mais de 90 universitários. Até ano passado, a temática do programa girava em torno de mobiliário urbano feito em plástico, um nicho de mercado pouco explorado no Brasil, mas bastante conceituado mundo afora. Dessa forma, foram desenvolvidas peças sob os temas: "mobiliário urbano para espaços de convivência", em 2013 e 2015; "mobiliário escolar", em 2014; e "mobiliário urbano para espaços em transformação", em 2016. No ano passado, o desafio foi a criação de revistimento de parede, piso ou divisória modular. 

Ana Laura Sivieri, gerente de Marketing Institucional da Braskem, explica que o programa vem crescendo ano após ano. "Assim como o design, o plástico é um grande motor de inovação e transformação para a sociedade. Por meio do Desafio de Design conseguimos capacitar futuros profissionais para trabalharem com novas possibilidades de matéria-prima, reforçando a importância da aplicação correta e do pós-consumo dos produtos", afirma.

Inscrições e seleção
Foram convidados a se inscrever no Desafio de Design alunos dos cursos de Arquitetura e Design de Produto das universidades Belas Artes, FAAP, IED, Instituto Mauá, Mackenzie, São Judas, Anhembi Morumbi e USP que, em grupos, disputarão a oportunidade de ter o produto que desenvolverão comercializado pela Esmaltec. 

Os mais de 25 grupos inscritos passaram por uma primeira fase de seleção on-line, que avalia os portfólios, currículos e vídeos enviados. Os aprovados para a segunda fase deverão desenvolver um projeto com base em briefing indicado para ser apresentado à banca julgadora, formada por Paulo Biacchi, Marcos Worms e Gabriela Kuchinski, da equipe de Marketing da Braskem. Cada universidade participante será representada por um grupo de três alunos. 

Metodologia dinâmica 
Desenvolvida em parceria com a Fetiche Design, comandada por Paulo Biacchi e Carolina Armellini, a metodologia do Desafio consiste em um processo de desenvolvimento de dois meses como estagiários na agência, com orientação diária realizada pelos experientes designers Nicole Tomazi e Marcos Worms. Além disso, serão promovidos palestras, workshops e capacitações técnicas em processos de fabricação, características dos materiais, empreendedorismo e sustentabilidade, entre outros.

Para tornar a experiência ainda mais dinâmica, além do desenvolvimento principal, os alunos irão participar de minidesafios surpresa, que darão insumo e inspiração para a criação final do projeto. 

"Uma das nossas prioridades é proporcionar aos estudantes a experiência de desenvolvimento de mercado, fomentando também uma nova mentalidade e novos paradigmas em relação ao uso do plástico. O Desafio de Design é uma grande oportunidade para a carreira dos estudantes, pois experiências como esta são grandes diferenciais, que valorizam o currículo e trazem visibilidade", explica Paulo Biacchi. 

Fique por dentro do processo criativo
O público poderá acompanhar todo o processo criativo dos estudantes por meio da websérie do Desafio de Design, transmitida no canal de Paulo Biacchi , no Youtube. O primeiro episódio será disponibilizado em 11 de outubro e a sequência vai ao ar uma vez por semana, às quintas-feiras.

Sobre o Desafio de Design Braskem
O Desafio de Design foi criado com o objetivo de apresentar o plástico aos futuros arquitetos e designers como um material versátil e adaptável, que viabiliza a solução de problemas e abre caminhos para novas oportunidades profissionais. Em sua sexta edição, a prioridade do programa é proporcionar aos estudantes uma experiência de desenvolvimento de mercado, fomentando também uma nova mentalidade e novos paradigmas em relação ao uso do plástico.

Desafio de Design nas redes sociais 
http://www.facebook.com/desafiodedesign 
www.instagram.com/desafiodedesign 

Para esclarecimentos adicionais, favor contatar:
CDN Comunicação 
Fernando Rubino (55 11) 3643-2991 - fernando.rubino@cdn.com.br
Jessyca Trovão - (55 11) 3643-2769 - jessyca.trovao@cdn.com.br
Pedro Orlandi - (55 11) 3643-2745 - pedro.orlandi@cdn.com.br  

 

Braskem nas redes sociais

Facebook | Linkedin | Twitter