Noticias Braskem

Ecoeficiência
Operacional

Com foco no uso de água e energia, nossa ambição é estar entre as referências em ecoeficiência operacional no setor petroquímico global. Ecoeficiência para a Braskem é produzir e fornecer serviços competitivos ao mercado com menor consumo de recursos naturais e menor geração de poluentes. Ao fazer isso, as empresas podem se tornar mais responsáveis ambientalmente e mais lucrativas.

Ecoeficiência
Operacional

Voltar

Queremos estar entre as referências em

ecoeficiência operacional

na indústria

Fazer uma gestão mais eficiente do

uso da água com iniciativas de reuso

e 100% de consumo de fontes seguras

e evoluir significativamente em

eficiência energética.

Nossa atuação

Ecoeficiência para a Braskem é produzir e fornecer serviços competitivos ao mercado com menor consumo de recursos naturais e menor geração de poluentes. Ao fazer isso, as empresas podem se tornar mais responsáveis ambientalmente e mais lucrativas.
Buscamos tornar nossas operações mais sustentáveis por meio da ecoeficiência, mapeando ações para mitigação dos impactos negativos e potencializando dos impactos ambientais positivos, com foco em água e energia.

Água

Trabalhamos para reduzir o consumo de água de nossas operações, aumentar nossas taxas de reuso de água e garantir que todas as nossas operações tenham segurança hídrica. Além disso, engajamos nossa cadeia de fornecedores em regiões de potencial stress hídrico.

Visando fortalecer o uso sustentável desse recurso, a Braskem investe desde 2002, ano de sua criação, em diversas iniciativas para economia e reúso de água. Desde então, já foram investidos mais de R$ 280 milhões em projetos que melhoraram a eficiência hídrica da empresa e a tornaram uma das indústrias químicas que menos consome água no mundo, de acordo com dados do International Council of Chemical Associations (ICCA). Estabelecemos metas anuais de ecoeficiência para consumo de água e geração de efluentes por tonelada de produtos produzidos (m³/t) que são acompanhadas mensalmente pela alta liderança da empresa.

Energia

A redução de consumo energético e o uso de energia renovável são chaves para redução das nossas emissões de carbono. Por isso, investimos em projetos de eficiência energética em nossas plantas, bem como buscamos parcerias no formato de acordos de longo prazo para compra de energias limpas.

Atualmente, pelo menos 74% de toda energia elétrica comprada globalmente provém de fontes renováveis.

CONHEÇA NOSSOS PROJETOS