bar
Contato

Nossa meta

Ser reconhecida como uma empresa que promove os direitos humanos e a equidade em nossa cadeia de valor e contribui para o desenvolvimento local das comunidades do entorno.

 

Nossa meta

Equidade de gênero: Aumentar o número de mulheres em posições de liderança.

Diversidade étnica: Aumentar o número de pessoas negras entre os nossos integrantes.

Desenvolvimento de comunidades locais: Beneficiar as pessoas por meio de nossas iniciativas de responsabilidade social.

Riscos de direitos humanos: 100% de riscos médios e altos de Direitos Humanos na cadeia de valor gerenciados.

Nossa atuação

O cuidado com as pessoas é uma premissa que estendemos a toda nossa cadeia de valor.

Nossos esforços estão divididos em três principais frentes: responsabilidade social, direitos humanos e diversidade.

Clique abaixo para saber mais sobre nossa atuação em cada um destes temas.

Responsabilidade social e relacionamento com as comunidades

Nós entendemos o nosso papel na sociedade e buscamos contribuir com o desenvolvimento das regiões onde atuamos, gerando valor compartilhado e bem-estar para todos. Dessa forma, buscamos fortalecer o relacionamento com as comunidades do entorno das nossas unidades industriais por meio do diálogo e da transparência, priorizando as causas de Economia Circular, Educação e Inovação & Empreendedorismo local, trazendo como transversais os temas de Equidade e Inclusão.

 

Pedido de Patrocínio
ou Doação

Você pode submeter seu projeto para análise da Braskem como pedido de Patrocínio ou Doação.

Conheça antes os temas, as diretrizes e restrições clicando aqui.

Patrocínio

Transferência de recursos financeiros da Braskem, com ou sem a utilização de incentivos fiscais, a pessoas jurídicas.

Enviar solicitação

Doação

Valores monetários, bens, equipamentos ou serviços dados a organizações e que tragam benefício socioambiental claro.

Enviar solicitação
 

Direitos humanos

A Braskem e suas subsidiárias (“Braskem”)   têm como propósito melhorar a vida das pessoas por meio da química e do plástico. O poder das relações humanas é um dos pilares da companhia e, por isso, o compromisso com o respeito aos direitos humanos é essencial para a condução dos nossos negócios. 

Atuamos de acordo com os Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos da ONU (UNGPs). Os UNGPs possuem premissas de conduta empresarial responsável e realização de due diligence alinhadas à Carta Internacional de Direitos Humanos e à Declaração da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho.   Nosso compromisso Público e Política Global de Desenvolvimento Sustentável, aprovada pelo Conselho de Administração, reforçam nosso comprometimento com o tema, expresso também no Código de Conduta da empresa e no Código de Conduta de Terceiros .

 

Due Diligence em Direitos Humanos

Em 2017 a Braskem iniciou seu primeiro ciclo de Due Diligence em Direitos Humanos (DDHH) com bases metodológicas alinhadas aos Princípios Orientadores da ONU e aos instrumentos internacionais de direitos humanos. O foco do trabalho foi o Brasil, onde estão maiores operações da companhia, e em 2021 a Braskem iniciou um novo processo de DDDH já em escala global.

O processo mais recente aconteceu de forma remota devido a pandemia, entretanto tivemos o cuidado de manter sua característica principal: trazer os detentores de direitos (rightsholders) para o centro das avaliações. Realizamos entrevistas em todos os locais de atuação da Braskem com membros das comunidades vizinhas às nossas operações, integrantes (incluindo líderes), contratados e especialistas externos, além de análises documentais e de informações de domínio público e imprensa. Como resultado, foram identificados riscos e impactos no âmbito global e local.

As ações da empresa são sempre pautadas pela excelência operacional, o respeito aos direitos humanos e a busca pela geração de impactos positivos na sociedade. Ainda assim, oportunidades de melhorias foram percebidas com relação a alguns aspectos: saúde ocupacional, relacionamento com comunidades, diversidade, equidade e inclusão, cadeia de valor e descarte do plástico. 

Como parte do processo de due digilience e diretrizes dos UNGPs, a Braskem faz a gestão desses riscos por meio da Gestão de Riscos Corporativos que possui critérios estruturados de acompanhamento e mensuração dos planos de ação. Neste sentido, diversas áreas da empresa foram envolvidas na análise para integração dos riscos, com o devido cuidado para não perder a perspectiva do risco para pessoas enquanto se valorizavam os ganhos do acompanhamento mais estratégico de cada risco. Os planos de ação existentes já endereçam a maior parte das recomendações e novos planos estão em elaboração para aquelas ainda não cobertas. O processo de Gestão de Riscos Corporativos é avaliado e acompanhado pelo Conselho de Administração e a Alta Administração da empresa, garantindo uma revisão periódica e sistemática dos riscos e oportunidades de melhoria.

Saúde
Ocupacional
Saiba mais
Relacionamento
com Comunidades
Saiba mais
Diversidade,
Equidade e Inclusão
Saiba mais
Cadeia de
Valor
Saiba mais
Descarte do
Plástico
Saiba mais

Temos o objetivo de gerenciar 100% dos riscos altos e médios em direitos humanos até 2030.

Em 2022, cumprimos 96% dos planos de ação estabelecidos com base na DDDH de 2017, finalizando em 100% no ano de 2023.  Ainda em 2023 novos planos de ação foram implementados, com base na DDDH mais recente.

Programa de acolhimento a integrantes potencialmente impactados por assédio e discriminação

Foi desenvolvido um procedimento para o Brasil com plano estruturado pelas áreas de Compliance, Pessoas e Organização, Saúde Ocupacional, Desenvolvimento Sustentável e Jurídico para tratamento e acolhimento de integrantes potencialmente impactados por assédio moral e sexual. A companhia possui canais de denúncias, como o Linha de Ética, e previsão de ações disciplinares para o potencial agressor. Ela busca também oferecer um programa que assista e acolha os integrantes potencialmente impactados, estabelecendo as atribuições e responsabilidade das áreas internas e de todos os integrantes para que a implementação ocorra de maneira coerente e eficaz.

Uma das principais premissas é que a estrutura de acolhimento seja humanizada e que o processo investigativo e seus desdobramentos sejam confortáveis para o integrante potencialmente impactado. Além disto, o canal Linha de Ética permanecerá atuando de forma independente para garantir a confidencialidade e anonimato das denúncias e a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio) fortalecerá seu papel de capacitadora dentro da empresa, em cumprimento ao que prevê a Lei 14.457/22.

Programa de Compra Responsável
do Etanol

Em 2010, a Braskem implementou o Programa de Compra Responsável de Etanol, com a criação do código de conduta para fornecedores de etanol, buscando salvaguardar a integridade e as práticas de sustentabilidade na cadeia da cana. Em 2016 o Programa ganhou mais robustez com a introdução de auditorias em fornecedores.

Em 2022, o programa passou por uma revisão minuciosa em que as questões sociais, de direitos humanos, direitos trabalhistas e de gestão da cadeia upstream ganharam ainda mais força nos novos modelos de auditoria. A revisão do programa está totalmente alinhada aos padrões de sustentabilidade da ISEAL e da certificação Bonsucro, com efetiva implementação em campo a partir de 2023.

Braskem atua em inciativas de prevenção e enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias do Brasil

Alinhado ao nosso compromisso com os direitos humanos, há mais de uma década somos mantenedores do Programa Na Mão Certa, uma inciativa da Childhood Brasil, instituição que trabalha para proteger a infância e adolescência influenciando políticas públicas e privadas que defendam crianças e adolescentes contra a exploração e o abuso sexual em diversos contextos sociais, especialmente nas rodovias brasileiras.

Mais do que apoiar financeiramente, a Braskem atua em iniciativas de prevenção e enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (ESCA) ao longo do ano, incentivando diálogos constantes com motoristas em todas as suas regionais, ressaltando o papel fundamental deste profissional como agente de proteção nas estradas e divulgando o Disque 100 para denúncias de qualquer situação suspeita envolvendo crianças ou adolescentes. Para saber mais sobre as ações do Programa  acesse   www.childhood.org.br/

Diversidade, equidade e inclusão

Na Braskem, as oportunidades são para todas as pessoas. Nossa missão é colaborar para uma sociedade melhor e cada vez mais inclusiva e acolhedora, garantindo oportunidades iguais para todos(as) por meio de um Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão. As ações do nosso programa asseguram um ambiente de trabalho livre de preconceito e discriminação, em que cada pessoa possa ser quem realmente é.

O programa possui três pilares:

DIVERSIDADE

A diversidade humana é um conjunto de características culturais, biológicas, sociais, econômicas que fazem de cada indivíduo um ser único.

Um grupo, comunidade ou organização diversos são aqueles em que existe uma diversidade dessas características.

EQUIDADE

Equidade consiste na adaptação da regra existente à uma situação concreta a fim de deixá-la mais justa.

É um processo que começa reconhecendo esse ponto de partida desigual e se compromete a corrigir e resolver o desequilíbrio.

INCLUSÃO

A inclusão é a valorização e inserção de populações que, por questões históricas e sociais, enfrentam barreiras na sociedade e nas empresas.

É o ato de criar um ambiente de trabalho inclusivo, capacitar, respeitar, dar visibilidade e tratamento justo para estas populações.

Além das ações que são desenvolvidas de forma transversal, ou seja, abordando o tema da diversidade como um todo, temos ações
estruturadas em cinco frentes de trabalho voltadas para a inclusão e o aumento de representatividade de grupos historicamente sub-representados.

RAÇA E ETNIA

Promover um ambiente de trabalho livre de discriminação com base em raça e etnia; promover a inclusão e o empoderamento da população negra.

GÊNERO

Promover a igualdade de gênero a partir de ações que envolvem o empoderamento das mulheres e a igualdade de oportunidades.

LGBTQIA+

Promover um ambiente de trabalho inclusivo, livre de discriminação por orientação sexual e identidade de gênero, que garanta oportunidades e direitos igualitários.

PCD

Promover um ambiente inclusivo e oportunidades igualitárias para pessoas com deficiência.

SOCIOECONÔMICO

Por meio do Programa Jovem Aprendiz, a Braskem busca incluir jovens de 18 a 24 anos em vulnerabilidade social, oferecendo a primeira oportunidade de emprego e o desenvolvimento da educação pelo e para o traballho.

As nossas ações são orientadas por iniciativas das quais somos signatários e que oferecem princípios orientadores de trabalho.

Gênero:

Somos orientados pelos Princípios de Empoderamento da Mulher (WEPs) da ONU Mulheres e do Pacto Global. Somos signatárias  do movimento Elas Lideram, lançado pela rede Brasil do Pacto Global, que visa aumentar a quantidade de mulheres em cargos de alta liderança, com a meta de termos 30% de mulheres ocupando cargos de alta liderança até 2025. Também os associamos ao Movimento Mulher 360, que promove a diversidade e a amplicação da participação feminina no ambiente corporativo, nas comunidades e na cadeia de valor.

Somos orientados pelos Princípios de Empoderamento da Mulher (WEPs) da ONU Mulheres e do Pacto Global. Fomos uma das signatárias do movimento Equidade é Prioridade, lançado pela Rede Brasil do Pacto Global, que visa aumentar a quantidade de mulheres em cargos de alta liderança, com a meta de termos 30% de mulheres ocupando cargos de alta liderança até 2025.

LGBTQIA+:

Orientados pelos princípios do Fórum Empresas e Direitos LGBT, iniciativa esta que fomos a primeira grande empresa brasileira a se tornar signatária.

Orientados pelos princípios do Fórum Empresas e Direitos LGBT, iniciativa esta que fomos a primeira grande empresa brasileira a se tornar signatária.

Impacto social

Filtro

Locais

Causas

Aplicar

COOPERATIVA TEXTISUR

A Cooperativa Textisur é formada exclusivamente por mulheres da comunidade, promovendo o empreendedorismo local através da fabricação de uniformes industriais, máscaras de pano, uniformes médicos, entre outros.

Local: Nanchital, Vera Cruz

PLASTIVALE

O programa apoia os alunos e as escolas participantes, melhorando sua formação e infraestrutura escolar através da troca de resíduos plásticos pós-consumo por itens escolares. O objetivo é promover boas práticas na área da coleta de plástico, reciclagem, descarte e uso, ajudando a abranger todo o ciclo de vida do plástico. O projeto também fortalece o relacionamento com a comunidade local, pois atende 65 escolas de ensino fundamental e médio em Nanchital, Villa Allende, Mundo Nuevo e Coatzacoalcos, no estado de Veracruz.

Localização: Nanchital e Coatzacoalcos

PROJETO PLASTIEN

PLASTIEN é como uma cooperativa de coleta de resíduos plásticos administrada por mulheres empresárias de Nanchital, Veracruz. Por meio desse programa, a Braskem Idesa cria infraestrutura e oferece treinamento para empreendedores de pequenas e médias empresas  para ajudá-los a aumentar a renda familiar e oferecer-lhes acesso a melhores oportunidades.

Local: Nanchital-Veracruz

PLASTIANGUIS

Programa da Associação Nacional da Indústria Química - ANIQ adotado pela Braskem Idesa desde 2017 que tem como foco a promoção do consumo responsável, reciclagem e reciclagem de plásticos por meio da criação de infraestrutura para coleta de resíduos plásticos, que podem ser trocados por produtos básicos de mercearia ou material escolar.

Localização: Ciudad de México, Nanchital, Guadalajara, Monterrey

Formando Laços

O Programa Formando Laços tem o intuito de aproximar a Braskem das comunidades, bem como estudantes universitários, clientes, fornecedores, instituições governamentais e não governamentais, imprensa, entre outros, para que conheçam melhor sobre os nossos processos e instalações no Brasil.

Clique e saiba mais

Locomotiva

Trata-se de uma iniciativa social, que visa promover a inclusão socioprodutiva de jovens, inicialmente, em Santo André/SP e, posteriormente, em regiões vizinhas.

A Lutheria tem por finalidade a implantação de escola e ateliê para formação de mão de obra especializada em lutheria e fabricação de instrumentos de corda friccionados a partir de plásticos PVC.

 

SECI Social + Centro Cultural AZO

Esporte e cultura para crianças e jovens do entorno das unidades da Braskem no ABC paulista. Este é o foco do tradicional Projeto SECI Social e Centro Cultural AZO, referência para a comunidade da região desde a década de 90.

Casa do Zezinho

A Casa do Zezinho, desde sua fundação, tem sido um espaço de oportunidades de desenvolvimento para crianças e jovens que vivem em situação de alta vulnerabilidade social, fomentando o desenvolvimento humano para que dessa forma a sociedade se transforme em um lugar melhor.

A Braskem apoia essa instituição abre as portas para crianças e jovens de baixa renda, garantindo sua educação e alimentação, de modo romper as barreiras sociais e econômicas e criar condições para que possam sonhar com autonomia de pensamento e correr atrás de seus objetivos de vida.

Projeto Mandaver

A Braskem apoia as ações de desenvolvimento realizadas pelo Instituto Mandaver nas comunidades que vivem em condições de vulnerabilidade social no bairro Vergel do Lago em Maceió. O foco do Mandaver é estimular a economia local, com capacitação profissional, esporte e educação. O Instituto conta também com um banco social e atividades voltadas ao empreendedorismo sustentável e economia circular com cunho socioambiental. As marisqueiras que participam do projeto, vendem a casca do sururu sendo pagas com o "Sururote", moeda social desenvolvida para a comunidade. Cada Sururote equivale a R$ 1,00 e é aceito em supermercados, confecções, barbearias do bairro e outros serviços no bairro.

Estação ambiental - Cinturão verde

Reserva ecológica de 150 hectares, localizada na restinga do bairro do Pontal da Barra, entre o Oceano Atlântico e a Lagoa Mundaú, em Maceió - AL. Em 2006 recebeu da Unesco a certificação de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica em Alagoas. O reconhecimento é posterior a certificação de Criadouro Conservacionista concedida pelos órgãos ambientais, se deve também as ações de reflorestamento realizadas e pela crescente visitação da população alagoana no local.

O objetivo do projeto é o pleno desenvolvimento e reprodução natural da fauna e flora, transformando a Estação Ambiental Cinturão Verde em um refúgio ecológico, onde aves e animais da circunvizinhança encontram o ambiente adequado para sua reprodução e sobrevivência, além de propiciar educação ambiental e o desenvolvimento de projetos socioambientais que impactam positivamente as comunidades e sociedade em geral.

Corais de Maré

Projeto inovador que visa recuperar recifes na Baía de Todos os Santos (BA), usando o esqueleto do bioinvasor Coral-sol para produzir sementeiras para a espécie nativa Millepora alcicornis, potencializando seu processo de recuperação com a ajuda de materiais plásticos. Além de preservar e restaurar o ecossistema marinho, a ação beneficia comunidades da Ilha de Maré, com geração de renda, turismo ecológico e capacitação de agentes ambientais.

Programa Braskem e Sebrae de Apoio ao Empreendedorismo Local

O Programa é voltado para micro e pequenas empresas e propõe mostrar os caminhos num cenário de mudanças, seja no comportamento do consumidor ou nos modelos de negócios. Visa discutir também aceleração do uso de ferramentas digitais por meio de consultorias gratuitas nas áreas de estratégia e planejamento, finanças, pessoas, marketing e vendas. 

Projeto Preparar

O Projeto é voltado para adolescentes a partir dos 14 anos de idade e leva para escolas e outras instituições os conhecimentos necessários para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens, como conteúdos relacionados ao Desenvolvimento Sustentável e ODSs, Economia Circular, Finanças, Diversidade, Tecnologia, Empreendedorismo, além de outros.

The Franklin Institute - Patrocinadora Oficial de Diversidade & Inclusão

Em 2018, a Braskem foi eleita a primeira patrocinadora oficial de Diversidade e Inclusão do Franklin Institute, nos Estados Unidos. Juntos, a Braskem e o The Franklin Institute incentivam a diversidade e a inclusão por meio de programas como: Color of Science, Women in Science, and Introduce a Girl to Engineering, entre outros. Estes programas têm como objetivo incentivar uma visão mais inclusiva das carreiras de ciências exatas (STEM - Science, Technology, Engineering, Math) para o Século XXI e incluem atividades práticas, ofertas de workshops especiais, bem como oportunidades para interações individuais com líderes acadêmicos, executivos da indústria e líderes influentes. 

Philadelphia Eagles Sustainability Partnership

A parceria inclui o desenvolvimento de um programa de reciclagem de tampas de garrafa e outros produtos plásticos e uma plataforma de educação online para 30 escolas da Filadélfia para ensinar aos alunos oportunidades de carreira em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) e inspirar a próxima geração de líderes.

Recycling Center Marcus Hook

Nos Estados Unidos há uma planta da Braskem localizada diretamente em uma comunidade residencial, em Marcus Hook-PA. Participamos ativamente de 5 reuniões do Comitê Consultivo Ambiental de Marcus Hook e mantemos um relacionamento ativo com o representante da municipalidade de Marcus Hook para garantir que estamos ajudando a atender às necessidades e expectativas da comunidade.

Em 2022, financiamos (por meio de investimento social privado) um novo centro de coleta de lixo para que os residentes de Marcus Hook pudessem reciclar resíduos domésticos comuns.

Fizemos uma parceria com a Keep PA Beautiful e o Marcus Hook Borough para realizar um mutirão de limpeza e nos concentramos em áreas próximas ao riacho Marcus Hook para retirar o resíduo plástico do ambiente.  

 

Plastitroque

O Plastitroque tem como objetivo destacar a importância da coleta seletiva, conscientização e destinação correta de cada tipo de resíduo e fomentar a cadeia da reciclagem. Os estudantes das escolas participantes realizam a troca de plásticos recicláveis por plasticoins (moeda do projeto), que são convertidos em brindes escolares, alimentos ou produtos de higiene e limpeza.

Inovar para Construir

O conteúdo do programa destaca as diversas aplicações do plástico na construção, ampliando o conhecimento sobre a versatilidade e vantagens do material. Em parceria com a FIRJAN, o programa tem como objetivo capacitar e contribuir para geração de renda dos participantes.

 

Programa de Educação Ambiental Lagoa Viva

O programa promove oficinas dedicadas à educação ambiental e à capacitação para apoiar a restauração e conservação do meio ambiente, a geração de renda da população e a promoção da cultura local em Maceió/AL. Ao longo dos anos, vem contribuindo de forma relevante para a melhoria da qualidade de vida dos moradores da comunidade do entorno, configurando-se como agente influenciador de políticas públicas nas cidades de Alagoas.

Programa Ser+

O projeto tem o objetivo de promover a inclusão social e o desenvolvimento socioeconômico dos trabalhadores das unidades de triagem de resíduos, fortalecendo e profissionalizando cooperativas para que se tornem protagonistas de grandes transformações sociais e ambientais. 

Empreendedoras Braskem

O projeto tem o objetivo de promover a capacitação profissional de mulheres de micro e pequenos negócios da região de entorno da Braskem, possibilitando o crescimento sustentável através da construção e aplicação de práticas de gestão, estruturação das operações financeiras de curto prazo e construção de processos de geração de ideias.

Pescadores de Mel

Projeto de Apicultura que está presente em 6 munícipios alagoanos: Maceió, Coqueiro Seco, Santa Luzia do Norte, Barra de São Miguel, Roteiro e Marechal Deodoro. O objetivo principal é proporcionar a geração de renda aos pescadores na região do complexo lagunar durante a época de defeso, em que a pesca não é permitida, gerando um complemento de renda para as famílias de pescadores que são afetadas durante este período. A Braskem oferece capacitação e acompanhamento técnico e equipamentos necessários para a prática da atividade aos produtores.

Ecobarreira

A Ecobarreira é uma solução sustentável para a retirada de resíduos do rio Guaíba, no Rio Grande do Sul (RS). O projeto, além de ter papel importante na despoluição do rio que abastece a cidade de Porto Alegre, recebe o apoio da Braskem em ações de educação ambiental por meio de visitas focadas em conscientização sobre consumo e pós-consumo.

 

Estação Ambiental

As Estações Ambientais são áreas verdes, localizadas no entorno de unidades da Braskem em Alagoas, Bahia e Rio Grande do Sul (Brasil). Os espaços funcionam como ambientes de aprendizagem sobre sustentabilidade, consumo consciente, ciclo de vida dos produtos e biodiversidade por meio de uma série de iniciativas realizadas nos locais.

Programa Global de Voluntariado

Na Braskem, temos paixão por servir e o propósito de melhorar a vida das pessoas. Essa também é a essência do nosso Programa Global de Voluntariado, lançado em 2017. Por meio da atitude colaborativa dos nossos Integrantes, conseguimos levar benefícios para a comunidade. As atividades realizadas pelos voluntários são pautadas nos Macro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Braskem e a escolha das instituições beneficiadas pelo programa estão localizadas no entorno das nossas operações e capitais dos estados onde temos atuação.

Clique e saiba mais

Edukatu

Primeira rede online de aprendizagem sobre consumo consciente e sustentabilidade. O conteúdo trabalha consumo e pós consumo consciente e é direcionado tanto para professores quanto para alunos do Ensino Fundamental de escolas de todo o Brasil.