Noticias Braskem

Responsabilidade
social e direitos
humanos

Temos a ambição de ser reconhecida como uma empresa que promove os direitos humanos e a equidade em nossa cadeia de valor e que contribui para o desenvolvimento local das comunidades do entorno. O cuidado com as pessoas é uma premissa que estendemos a toda nossa cadeia de valor. Nossos esforços estão divididos em três principais frentes: responsabilidade social, direitos humanos e diversidade.

Responsabilidade
social e direitos
humanos

Voltar

Ser reconhecida como uma empresa que promove

os direitos humanos e a equidade

em nossa cadeia de valor e contribui para o desenvolvimento local

das comunidades do entorno

EQUIDADE DE GÊNERO

Aumentar o número de mulheres em posições de liderança

DIVERSIDADE ÉTNICA

Aumentar o número de pessoas negras entre os nossos integrantes

Beneficiar as pessoas por meio de nossas iniciativas de responsabilidade social

RISCOS DE DIREITOS HUMANOS

100% de riscos médios e altos de Direitos Humanos na cadeia de valor gerenciados

Nós entendemos o nosso papel na sociedade e buscamos atuar como agentes de transformação. Acreditamos que é nosso dever contribuir com o desenvolvimento das regiões onde atuamos, gerando valor compartilhado e bem-estar para todos. Dessa forma, buscamos fortalecer o relacionamento com as comunidades do entorno das nossas unidades industriais por meio do diálogo e da transparência.

Os nossos Investimentos Sociais Privados buscam maximizar o impacto social positivo decorrente de nossa atuação, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atuamos e da sociedade como um todo.

Os pilares que norteiam este investimento são: o desenvolvimento local; consumo e pós consumo sustentável; e inovação e empreendedorismo sustentável.

Conheça abaixo alguns Programas e Projetos que apoiamos:

Direitos humanos

Nosso compromisso com o respeito aos direitos humanos está de acordo com os Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) e abrange todos os direitos reconhecidos internacionalmente e expressos na Carta Internacional de Direitos Humanos (Declaração Universal de Direitos Humanos, Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos e Pacto Internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais) e na Declaração da Organização Internacional do Trabalho relativa aos princípios e direitos fundamentais no trabalho. Nossa  Política Global de Desenvolvimento Sustentável , aprovada pelo Conselho de Administração, reforça o nosso compromisso com o tema, também refletido e expresso no  Código de Conduta Braskem  e no  Código de Conduta de Terceiros .

Entendemos que nossa atuação pode impactar positiva ou negativamente os direitos humanos. Esses impactos podem ocorrer em nossas próprias operações, nas comunidades do entorno, ao longo de nossas cadeias de valor ou mesmo na sociedade como um todo. Nesse sentido, adotamos medidas para prevenir, mitigar e, se for o caso, reparar eventuais violações a direitos humanos com as quais a Braskem possa estar envolvida tanto por meio de nossas próprias operações quanto em decorrência dos relacionamentos de nosso negócio. Para garantir uma gestão de riscos integrada, a Braskem incluiu os riscos de violação aos direitos humanos na Matriz de Riscos Corporativos, acompanhada pelo Conselho de Administração e pela Alta Administração e reavaliada bianualmente, garantindo assim uma revisão periódica e sistemática dos riscos e oportunidades em direitos humanos.

¹ Incluindo as Convenções da Organização Internacional do Trabalho relevantes aos negócios da Braskem e internalizadas pelos países onde temos operações.

DEVIDA DILIGÊNCIA: RISCOS QUE AS NOSSAS OPERAÇÕES PODEM TER EM DIREITOS HUMANOS

Em 2017, concluímos nosso primeiro processo de identificação e avaliação de riscos de violação aos direitos humanos relacionados ao nosso negócio. Por meio deste trabalho, pudemos identificar todos os possíveis riscos que envolvem nossas operações e de nossa cadeia de valor. Foram identificados 17 riscos de violação aos direitos humanos nas operações da Braskem, produtos ou serviços, e os principais da sua cadeia. A ilustração abaixo demonstra onde cada um dos 17 riscos identificados podem ocorrer ao longo de nossa cadeia de valor.

Riscos priorizados

Dos 17 riscos identificados, priorizamos 5 para a implementação e acompanhamento de planos de gerenciamento: Dignidade e Diversidade; Ética e Transparência; Povos Tradicionais; Trabalho Decente na Cadeia de Valor; e Pós-Consumo. Abaixo, é possível visualizar a Matriz de Riscos aos Direitos Humanos completa, além de acessar mais detalhes sobre cada um dos riscos priorizados e suas ações de gerenciamento. Acesse também nossos Relatórios Anuais e a Central de Indicadores para saber mais sobre nossas ações e resultados em cada tema.

Em 2021, será conduzida uma revisão de nosso estudo de identificação e avaliação de riscos e impactos negativos aos Direitos Humanos, com o objetivo de atualizar e nivelar globalmente os riscos altos e médios e a priorização de seu gerenciamento.

MATRIZ DE RISCOS AOS DIREITOS HUMANOS
fluxograma
Dignidade e Diversidade
Saiba mais
Ética & Transparência
Saiba mais
Povos e Comunidades Tradicionais
Saiba mais
Trabalho Decente na Cadeia de Valor
Saiba mais
Pós-Consumo
Saiba mais

MECANISMOS DE DENÚNCIA & REPARAÇÃO

A Braskem adota medidas para tratar prontamente qualquer alegação de má conduta que seja contrária aos Códigos, nossos Valores ou a Lei. O Canal Linha de Ética é disponibilizado pela Braskem para que seus Integrantes, Fornecedores, Terceiros, Clientes e outros membros do público possam, de forma segura e responsável, contribuir com informações para manter um ambiente corporativo seguro, ético, transparente e produtivo. Todas as alegações recebidas por meio do canal Linha de Ética são registradas e investigadas com independência, imparcialidade e proteção jurídica, garantindo a confidencialidade, o anonimato e a proibição de retaliação contra o autor da denúncia. Periodicamente, as alegações e os resultados das investigações são relatados ao Comitê de Ética Global que, por sua vez, reporta ao Conselho de Administração através do Diretor de Compliance. Veja os principais resultados do canal Linha de Ética (incluindo medidas de remediação) nos nossos Relatórios Anuais .

Para informações sobre o Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação e demais medidas para reparação dos impactos negativos nas comunidades afetadas pelo fenômeno geológico em Maceió, acesse https://www.braskem.com.br/alagoas .

Na Braskem, as oportunidades são para todas as pessoas. Nossa missão é colaborar para uma sociedade melhor e cada vez mais inclusiva e acolhedora, garantindo oportunidades iguais para todos(as) por meio de um Programa de Diversidade & Inclusão. Nosso Programa de Diversidade & Inclusão desenvolve ações para que a Braskem se torne cada vez mais diversa e inclusiva, garantindo um ambiente de trabalho livre de preconceito e discriminação, em que cada pessoa possa ser quem realmente é.

O programa tem três pilares:

Diversidade

A diversidade humana é um conjunto de características culturais, biológicas, sociais, econômicas que fazem de cada indivíduo um ser único.

Um grupo, comunidade ou organização diversa é aquele em que existe uma diversidade dessas características.

Equidade

Equidade consiste na adaptação da regra existente à uma situação concreta a fim de deixá-la mais justa. É um processo que começa reconhecendo esse ponto de partida desigual e se compromete a corrigir e resolver o desequilíbrio.

Inclusão

A inclusão é a valorização e inserção de populações que, por questões históricas e sociais, enfrentam barreiras na sociedade e nas empresas. É o ato de criar um ambiente de trabalho inclusivo, capacitação, visibilidade, respeito e tratamento justo para estas populações.

Além das ações que são desenvolvidas de forma transversal, ou seja, abordando o tema da diversidade como um todo, temos ações estruturadas em cinco frentes de trabalho voltadas para a inclusão e o aumento da representatividade de grupos historicamente minorizados.

Raça e etnia

Aumentar progressivamente o número de integrantes e líderes negros/as. Garantir um ambiente de trabalho inclusivo e livre de preconceito.

Gênero

Aumentar progressivamente o número de mulheres na liderança, industrial e na inovação e tecnologia.

Promover um ambiente industrial mais inclusivo para mulheres.

LGBTQIA+

Garantir um ambiente inclusivo, livre de homofobia e transfobia. Garantir aos integrantes LGBTs o acesso e o conhecimento dos benefícios oferecidos pela empresa. Garantir comunicação inclusiva.

PCD

Atuar na inclusão de profissionais com deficiência e reforçar o compromisso da Braskem com a responsabilidade social e os direitos humanos.

Promover ambiente de trabalho inclusivo.

Socioeconômico

Garantir oferta de vagas de trabalho para jovens de 18 anos a 24 em situação de vulnerabilidade social.

Cumprir a Lei de Cotas de Aprendizagem.