Entrevista

Embalagem de 100g de manteiga da Piracanjuba
Lisiane Guimarães
    consumo individual

    De olho no público single

    Já foi dito que a  Piracanjuba , marca do Laticínios Bela Vista, de Goiás, é um exemplo de reinvenção. Na área de derivados de leite, a empresa recorre de maneira muito criativa às embalagens plásticas. Uma de suas iniciativas nesse campo foi o lançamento, no final do ano passado, de manteiga em embalagem de 100 gramas num pote de polipropileno de formato sextavado, direcionada ao chamado público single.

    O produto, salgado, foi posto no mercado na esteira de lançamentos anteriores destinados a esse público, como queijos fatiados em recipientes de polipropileno de 200 gramas (e depois também de 150 gramas) compostos de berço e tampa. Já no começo de 2015 o lançamento da manteiga foi seguido de uma versão sem sal, nos mesmos potes de 100 gramas.

    Lisiane Guimarães, gerente de marketing da Piracanjuba, acredita que "o mercado de produtos para consumo individual tem boas perspectivas de crescimento, pois cada pessoa tem necessidades específicas, e atendê-las significa oportunidade de bons negócios".

    O que significa em termos estratégicos o lançamento da manteiga Piracanjuba com 100 gramas?
    Lisiane Guimarães  - O produto já era oferecido nas opções de 200 gramas e 500 gramas. Esta inovação, além de atender pessoas que têm hábitos de consumo individual, vai ao encontro do novo perfil das famílias brasileiras, que estão mais enxutas.

    Embora tenha boas perspectivas, o filão single parece avançar de maneira mais lenta no Brasil do que em outros mercados. Em sua opinião, por que é assim?
    Lisiane Guimarães  - Acontece que os produtos dirigidos a esse público ainda são de nicho. De modo geral as margens propiciadas por eles são mais altas do que as de produtos convencionais. Não há dúvidas de que esse nicho tem tudo para crescer, mas a cadeia que nele opera, incluindo a indústria e o varejo, precisam se conscientizar de que praticando preços mais competitivos, darão forte impulso ao filão single.

    Como o público tem reagido à apresentação de manteiga e de outros produtos nessas embalagens plásticas de porções individuais?
    Lisiane Guimarães  - Digo que reage muito bem, considerando os bons resultados de vendas. Os queijos fatiados superaram todas as nossas expectativas. As vendas de manteiga estão sendo espetaculares, a ponto de termos sido levados a aumentar a produção para poder atender à demanda.

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    TAGS: Piracanjuba, laticínios, lácteos, leite, manteiga, queijo, inovação, inovações

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