Entrevista

Embalagem Guabi Petcare
    pets

    Importância enorme

    Há quarenta anos no mercado, a Guabi Petcare é uma das maiores e mais tradicionais produtoras brasileiras de alimentos para pets. Exporta para mais de 30 países e conta com 700 funcionários, divididos em duas fábricas situadas no Estado de São Paulo. Com duas décadas de empresa, o gerente de P&D Alderley Zani Carvalho testemunhou avanços importantes nas embalagens do setor. Para ele, o plástico foi fundamental na evolução dos produtos pet, e poderá ajudar o mercado ainda mais.

    Qual a importância do plástico para as embalagens de pet food?
    Alderley Zani  - Enorme. O plástico proporciona ao setor embalagens resistentes, difíceis de rasgar, importantes para os produtos com grandes volumes, típicos do nosso mercado. E garante um atributo fundamental que é a conservação. Rações precisam de embalagens com barreiras avançadas a vapor d'água, a odores, a gorduras. A manutenção do sabor e das propriedades nutritivas é importante para o animal. No passado, ter barreira implicava aumento de espessuras das embalagens. Graças à evolução dos plásticos, isso mudou. Hoje temos estruturas muito finas e com barreira elevada.

    Quais novidades da Guabi, em embalagens plásticas, o senhor destacaria?
    Alderley Zani  - Não são poucas, mas um destaque é o stand-up pouch adotado para a venda de rações úmidas. A embalagem nos permitiu oferecer uma opção single serve, que evita desperdícios. Também minimiza perdas, porque não ocasiona devoluções por amassados e avarias de rótulo, como as latas. Por ser flexível, o pouch não sofre dano se cair no chão. Basta recolocá-lo na prateleira.

    Os avanços também beneficiaram a qualidade de apresentação?
    Alderley Zani  - Sem dúvida. Pode parecer inimaginável, mas não muito tempo atrás não havia materiais laminados. Só havia impressão externa. Quando embalagens eram manipuladas, a tinta se soltava facilmente. A comunicação com o consumidor era prejudicada. Com a difusão da laminação, isso acabou. Depois houve o advento de filmes metalizados, dos filmes com acabamento fosco... Tudo ajudou a melhorar o visual das embalagens.

    Como o plástico pode ajudar a aprimorar ainda mais as embalagens do setor?
    Alderley Zani  - Acho que, em geral, atendemos bem às necessidades dos bichos. O desafio é prover mais facilidade de uso para os donos dos animais. O plástico pode nos ajudar com sistemas abre-fácil, dispositivos de resselagem, alças. Pode, também, ajudar a viabilizar uma oportunidade ainda pouco explorada pelo setor: promoções on-pack com figurinhas, cupons de desconto ou vale-brindes. Estamos abertos a parcerias, pois queremos inovar nessas frentes.

     

    Compartilhe
    2 votos
    TAGS: pets, rações, stand-up pouch, pouch, filmes, filmes metalizados, on-pack, promoções

    Não encontrou o que procura?

    Escreva abaixo os assuntos sobre embalagens que você gostaria de ver por aqui.

    Isso também pode te interessar