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Formatos que se encaixam melhor nas mãos das crianças levam vantagens
    produtos infantis

    Usabilidade para crianças e pais (Mintel)

    O mercado de cuidados pessoais para crianças nos Estados Unidos tem tido bom desempenho nos últimos anos. Em 2013, as vendas no varejo atingiram 686 milhões de dólares, como mostra o relatório da Mintel sobre esse segmento Children's Personal Care - US, March 2014. Produtos voltados para a saúde bucal são os com maior participação no mercado infantil americano de cuidados pessoais, com 42%. Em segundo lugar vem a categoria de proteção solar, com 27%, seguida por produtos para o corpo e para o banho, com 19%, e itens para cuidados capilares, com apenas 12%. 

    Aparentemente, pais com crianças entre seis e onze anos de idade nem sempre enxergam os benefícios de comprar produtos dirigidos especificamente para crianças, a não ser quando há uma influência direta sobre a saúde - como, por exemplo, no caso dos cremes dentais. Esse comportamento de compras, contudo, não é consistente com a atitude dos pais em relação aos produtos voltados às crianças. 

    De acordo com dados da Mintel, pais com crianças entre seis e onze anos de idade citam primeiro razões positivas quando perguntados por que estão comprando produtos infantis - e não as negativas. Isso significa que eles enxergam que os benefícios desses produtos estão promovendo maior engajamento em relação à rotina de cuidados pessoais de seus filhos.

    Embalagens específicas para crianças precisam focar em funcionalidade
    Atributos como cor, formato e tamanho geralmente são os que diferenciam as embalagens para adultos daquelas voltadas às crianças. Porém, de acordo com dados do relatório Mintel Children's Personal Care - US, March 2014, 92% dos pais de filhos com idade entre seis e onze anos citam facilidade de uso como o segundo fator mais importante de compra, depois do gosto do produto. Na verdade, pode-se argumentar que a embalagem, de fato, é o atributo mais importante para produtos infantis, e que o gosto é importante apenas para produtos de cuidado bucal. 

    Cartoons e personagens têm sua relevância, mas eles, sozinhos, constituem-se em uma boa razão de compra apenas para 25% dos pais. 

    Fechamentos e aplicadores podem transformar-se pontos de diferenciação e de apelo para o consumidor jovem, tornando o produto mais fácil de ser consumido. As embalagens devem ter formatos que se encaixem melhor nas mãos pequenas das crianças, facilitando a pega e tornando o uso do produto mais intuitivo. 

    Há a necessidade de se desenvolverem embalagens mais funcionais para as crianças. Atualmente, os produtos infantis de cuidados pessoais se encaixam, provavelmente, em uma das seguintes categorias: cópia de produto para adultos, desenho animado ou design específico para crianças.

     

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