Edição 1 - Dezembro

Ver mais notícias

Por uma produção sem perdas

A produção e transporte de pellets - os grânulos milimétricos de resinas termoplásticas utilizados na fabricação de uma infinidade de produtos plásticos - envolvem um grande desafio industrial e logístico.

Isso porque quando os pellets se dispersam acidentalmente nas fábricas ou durante uma operação de carga e descarga, eles podem acabar chegando a rios e mares por meio do escoamento e fluxo de água.

Para evitar que isso aconteça, as equipes da Braskem têm se empenhado fortemente . O bom desempenho das iniciativas implementadas trouxe para a Braskem a certificação OCS Blue, da campanha global Operation Clean Sweep®.

"A perda de pellets é um dos grandes temas da agenda de desenvolvimento sustentável e economia circular envolvendo a cadeia de valor do plástico. Na Braskem, estamos focados na condução de ações consistentes para zerar esta perda", explica Edison Terra, vice-presidente de Olefinas e Poliolefinas da Braskem na América do Sul. "O reconhecimento indica que a Braskem está no mais alto nível de um grupo de empresas globais que está lutando para evitar que os resíduos plásticos cheguem ao meio ambiente. A certificação foi concedida a Braskem no Brasil por meio da Plastivida, licenciadora da campanha no país.

Além do Brasil, a certificação OCS Blue também foi obtida pela Braskem nos Estados Unidos e pela Braskem Idesa no México. Nos demais países em que estamos presentes com operações industriais, o processo de certificação está em curso.



OUTROS MOVIMENTOS DOS QUAIS FAZEMOS PARTE

Além da Operation Clean Sweep® , a Braskem também participa da iniciativa global Aliança pelo Fim dos Resíduos Plásticos (AEPW) e do CFO Taskforce , força-tarefa proposta pelo Pacto Global da ONU envolvendo os líderes financeiros de grandes empresas.