Edukatu disponibiliza novos conteúdos sobre reciclagem e crise hídrica
Plataforma, promovida pelo Instituto Akatu em parceria com a Braskem, alcançou 20 mil cadastrados em 2015.

O Edukatu, primeira rede online de aprendizagem sobre consumo consciente e sustentabilidade do Brasil, disponibilizará neste ano cerca de 20 novos conteúdos sobre temas como reciclagem e crise hídrica, entre outros. Para estimular a aprendizagem e a interação na plataforma, o material será apresentado por meio de infográficos, games, animações, textos e planos de aula. Depois de lançado, todo o conteúdo fica disponível gratuitamente na plataforma online (www.edukatu.org.br) para incentivar a troca de conhecimentos e práticas sobre consumo consciente entre professores e alunos do Ensino Fundamental de escolas em todo o Brasil.
O interesse e a preocupação com questões relacionadas à sustentabilidade geraram aumento de 83% na média mensal de visualizações da página entre os anos de 2014 e 2015. Além do elevado número de visitas, a quantidade de inscritos também dobrou em 2015, atingindo a marca de 20 mil cadastrados, provenientes de mais de duas mil escolas nos 27 estados. Destes, cerca de 7 mil se envolveram diretamente em projetos de intervenção em suas comunidades escolares, mobilizando aproximadamente 43 mil pessoas para o consumo consciente.
Entre as estratégias aplicadas para ampliar o alcance do Edukatu está a mobilização semipresencial de professores e alunos em Alagoas, realizado em parceria com o Instituto Lagoa Viva - programa que promove oficinas dedicadas à educação ambiental para apoiar a restauração e conservação do meio ambiente, a geração de renda da população e a promoção da cultura local em Maceió (AL). A estratégia também vem sendo colocada em prática em São Paulo, em parceria com três diretorias regionais de ensino do município (Jaçanã/Tremembé, Campo Limpo e Capela do Socorro).
Já a campanha de mobilização "A Natureza das Coisas 2015", criada para estimular a discussão e análise dos impactos do ciclo de vida dos produtos, que vai desde a produção até o uso e descarte, envolveu escolas de todo o Brasil e teve um alcance total de mais de 10 mil pessoas. Nessa edição, foram premiados três professores, um de São Paulo e dois de Alagoas - confira a videorreportagem sobre o projeto da escola vencedora em https://youtu.be/m0TTwWb5wDo.
A Braskem, maior petroquímica das Américas, e o Instituto Akatu promovem a plataforma com o apoio da HP, Fundação Cargill, Sabesp, Costa Brava, KPMG e Grupo Mais Unidos e o apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Educação.
Sobre a Braskem
Controlada pela Organização Odebrecht, a Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual de 16 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos petroquímicos básicos e com faturamento anual de R$ 54 bilhões. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com 8 mil integrantes e opera 40 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.
Braskem nas redes sociais
www.facebook.com/BraskemSA
www.linkedin.com/company/braskem
www.twitter.com/BraskemSA
Sobre o Edukatu
O Edukatu é a primeira rede de aprendizagem sobre os conceitos e práticas do consumo consciente e sustentabilidade para alunos e professores do Ensino Fundamental de todo o Brasil. No espaço virtual disponível há circuitos de aprendizagem cheios de desafios para os estudantes explorarem, conteúdos exclusivos (vídeos, reportagens, planos de aula, atividades e jogos), além de uma comunidade virtual para trocar ideias com outras escolas. A plataforma é uma iniciativa do Instituto Akatu em parceria com a Braskem, com o apoio da HP, Fundação Cargill, Sabesp, Costa Brava, KPMG e Grupo Mais Unidos, e com apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Educação.
Sobre o Instituto Akatu
Criado em 15 de março de 2001, o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para um novo jeito de viver com consumo consciente e mais bem-estar para todos. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos e metodologias, pesquisas, jogos e eventos. O Akatu também atua junto a empresas que buscam caminhos para a nova economia, ajudando a identificar oportunidades que levem a novos modelos de produção e consumo - modelos que respeitem o ambiente e o bem-estar, sem deixar de lado a prosperidade.
Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar:
Fato Relevante
imprensa.braskem@agenciafr.com.br
Braskem nas redes sociais
Notícias Relacionadas

Se você é um profissional da imprensa, a Braskem tem um canal feito só pra você.
Acesse aquiPress Releases
Mais notícias
Braskem apresentará potencial projeto Transforma Rio durante cerimônia da Petrobras no Rio de Janeiro

Danone lidera inovação sustentável e lança embalagem mais leve, inspirada na natureza e com menor impacto ambiental

Atualização - Upsyde

Braskem e Ardent desenvolvem tecnologia para separar olefinas e parafinas

Braskem realiza a primeira venda de PE circular na América do Sul

Braskem registra EBITDA recorrente de R$ 1.321 milhões no 1T25, 121% superior ao do 4T24
Clientes
Seja cliente Braskem
Com uma estratégia pautada na economia circular de baixo carbono, desenvolvemos soluções inovadoras e mais sustentáveis, contribuindo para a criação de um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Quer transformar o futuro com a gente?
Fale com nossa equipe
