Alagoas

0800 006 3029 De segunda a sexta, das 8h às 18h (exceto feriados).
Ligações gratuitas, inclusive de celulares.

Fechamento dos poços de sal

A Braskem segue com obras para o fechamento dos poços de sal utilizando diferentes técnicas, como o preenchimento com areia, tamponamento com pasta de cimento e acompanhamento técnico contínuo.

Os trabalhos são acompanhados pela Agência Nacional de Mineração (ANM) e órgãos competentes.

Estudos feitos por institutos nacionais e internacionais vêm mostrando qual a técnica adequada a ser aplicada em cada um dos 35 poços de sal.

Todos os poços são acompanhados tecnicamente com instrumentos de alta tecnologia para a segurança do entorno e das áreas de desocupação e monitoramento.

CONHEÇA AS TÉCNICAS ADOTADAS PARA O FECHAMENTO DEFINITIVO DOS POÇOS

 

Preenchimento com areia: O método consiste em injetar nos poços uma pasta de areia. O volume que foi preenchido é acompanhado com sonares. Depois que o preenchimento é confirmado pela ANM, os acessos são tamponados com cimento.

Pressurização e tamponamento com cimento: Nesses poços, a estabilidade é alcançada com a pressurização, que é monitorada por piezômetro instalado - equipamentos de alta tecnologia do tamanho de uma caneta. Nos casos em que os acessos originais à superfície apresentam obstruções, são feitos dois novos poços: um para a colocar o piezômetro e outro por onde o cimento vai ser injetado no poço com obstrução. Depois do período de monitoramento, os poços serão tamponados com cimento.

Avaliação de preenchimento de solo: Diversos estudos geofísicos, tais como microgravimetria e tomografia sísmica, detectaram que alguns poços foram preenchidos naturalmente. Esses estudos foram realizados por empresas especializadas contratadas. Nos casos de preenchimento natural, não é preciso adotar nenhuma ação adicional além do tamponamento dos poços.

 

LOCALIZAÇÃO DOS POÇOS DE SAL