Linha do tempo
Início da Extração de Sal-Gema
A empresa Salgema inicia a extração para produzir dicloroetano na fábrica localizada no Pontal da Barra (Maceió-AL).
Mudança de nome
Com a mudança de administração no ano anterior, a petroquímica Salgema passa a se chamar Trikem.
Início da Braskem
A Trikem se funde com outras empresas do setor e daí surge a Braskem, que incorporou as operações existentes em Maceió (AL).
Inauguração do Polo Industrial
A Braskem inaugura sua fábrica de PVC no Polo Industrial de Marechal Deodoro, cidade vizinha a Maceió, e se torna a maior produtora desse polímero das Américas.
Subsidência em Maceió
Em março, um tremor de terra é registrado em vários bairros de Maceió e, depois disso, são identificadas rachaduras nas casas e prédios do bairro do Pinheiro.
Início dos Estudos de Sonares
A Braskem começa uma rodada de estudos de sonares em janeiro, para avaliar as condições dos 35 poços de sal.
Termo de Cooperação
Em abril, a Braskem assina um Termo de cooperação com o poder público para doar equipamentos de monitoramento para a Defesa Civil e para realizar obras de infraestrutura no bairro do Pinheiro.
Paralisação da Extração de Sal
Em maio, a Braskem interrompe a extração de sal-gema e paralisa a operação da fábrica do Pontal da Barra.
Estudos Geológicos Independentes
A Braskem contrata estudos independentes, de especialistas em geologia e sísmica no Brasil e no Exterior, para aprofundar a investigação sobre a subsidência em Maceió.
Criação da Área de Resguardo
Em novembro, a Braskem anuncia o encerramento definitivo da extração de sal em Maceió e atende a recomendação do Instituto de Geomecânica de Leipzig (IFG), na Alemanha, para a criação da área de resguardo em torno de 15 poços, com desocupação preventiva de cerca de 550 imóveis e a realocação de cerca de 1,5 mil pessoas.
Programa de Compensação e Realocação
Técnicos sociais vão a campo na área de resguardo para fazer a identificação dos imóveis e a pesquisa familiar dos moradores. Com essa identificação, os moradores ingressam no Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação da Braskem.
Central do Morador
Em dezembro, é aberta a Central do Morador, local que concentra o atendimento aos moradores e oferece apoio à desocupação. Também oferece suporte para os processos de regularização de documentos, abertura de conta bancária e recebimento dos auxílios-financeiros.
Acordo com as Autoridades
Em janeiro, é assinado um acordo entre as Defensorias Públicas do Estado e da União, os Ministérios Públicos Federal e de Alagoas e a Braskem, para que sejam atendidos pelo Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação os moradores das áreas de risco de quatro bairros de Maceió, que estão no mapa de criticidade elaborado em junho de 2019 pela Defesa Civil.
Novas escolas para os bairros
É assinado em fevereiro um acordo com o Ministério Público do Trabalho, para a construção de quatro escolas e programas de capacitação profissional e de empreendedorismo, em parceria com Sebrae, Senai e Senac.
Atendimento à distância
Com a pandemia causada pela Covid-19, a Central do Morador é fechada temporariamente, em março de 2020, mas o Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação continua funcionando, com o atendimento aos moradores feito à distância.
Mais de 2 mil mudanças
Balanço do Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação apresentado às autoridades mostra que 2,3 mil famílias foram realocadas para novos imóveis até junho e mais de 1,8 mil famílias da Ajuda Humanitária migraram para o programa da Braskem.
Pinheiro e Bebedouro
Em junho, a Braskem reforça a comunicação para que moradores dos Pinheiro e Bebedouro (Zona D), cujos imóveis ainda não tinham sido identificados pelos técnicos sociais, iniciem a jornada no Programa por meio do atendimento à distância.
Aditivo no acordo com as Autoridades
O Termo de Acordo assinado entre as autoridades e a Braskem, em janeiro, recebe um aditivo que amplia a desocupação nos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto. Essa ampliação considera a inclusão de 1.918 imóveis localizados na área de criticidade 00 do novo mapa da Defesa Civil, que passa a integrar o acordo.
Cerca de 2 mil imóveis entram para o PCF
Em outubro, o Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação faz o ingresso de cerca de 2 mil novos imóveis, identificados como Zonas F e G. A ampliação é definida em conjunto com as autoridades signatárias do Termo de Acordo para apoio à realocação nos bairros afetados pela subsidência, com base na atualização do Mapa elaborado pela Defesa Civil e divulgado no final do mês de setembro.
Um ano de Programa
Em dezembro, o Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação completa um ano com 8.515 famílias realocadas e mais de 2,6 mil propostas de indenização aceitas - 99.8% das propostas apresentadas pela Braskem são aceitas pelas famílias.
Acordos para Compensação dos Moradores e Reparação Socioambiental
Em dezembro, autoridades federais e estaduais e Braskem assinam o segundo aditivo ao termo de acordo de janeiro, encerrando a Ação Civil Pública dos Moradores. O aditivo prevê a inclusão de cerca de 1,2 mil imóveis, chamada de Zona H, no Programa. Também entram no Programa todos os imóveis da área de criticidade 01 (área de monitoramento pela Defesa Civil).
É assinado, ainda, o acordo para a reparação socioambiental das áreas entre o Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado de Alagoas e Braskem. O acordo prevê a execução de medidas relacionadas à estabilização e monitoramento, para os próximos 5 anos, da subsidência e ações direcionadas à mitigação e reparação dos impactos ambientais, urbanísticos e sociais. Com os novos acordos, a ACP Socioambiental é extinta.
Atendimento exclusivo para comerciantes e empresários
Em fevereiro, o Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação cria um atendimento exclusivo para comerciantes e empresários das áreas de desocupação e monitoramento em Maceió. A iniciativa tem como objetivo fazer a realocação dos diferentes tipos de negócios locais com ainda mais agilidade.
Braskem retoma operação segura na unidade do Pontal da Barra
No mesmo mês, a Braskem reinicia a produção em sua unidade de Maceió (AL), que estava paralisada desde maio de 2019, e volta a produzir PVC e soda cáustica de forma integrada em Alagoas, utilizando sal adquirido de jazidas licenciadas do Chile.
Propostas de indenização ganham prazos de reanálise
Em junho, o Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação é aperfeiçoado mais uma vez. Com isso, os pedidos de reanálise de propostas de indenização passam a ter prazos de referência definidos.
Rede de acompanhamento técnico dos poços é concluída
Ainda em junho, a Braskem conclui a instalação da rede de acompanhamento técnico dos poços de sal, que estavam desativados desde maio de 2019. Essa rede é composta por equipamentos de alta tecnologia que verificam continuamente a estabilidade do solo e das cavidades, dando mais segurança para a região.
Braskem entrega mais uma etapa da rede de monitoramento
Em julho, a Braskem entrega mais uma etapa da instalação da rede de monitoramento do solo nos bairros Mutange, Bebedouro e Pinheiro. Com isso, a rede passa a contar com uma estação meteorológica, 16 DGPS (aparelhos de alta precisão para detectar movimentações do terreno) e 16 sismógrafos (equipamentos que registram eventos sísmicos).
Dois anos de Programa
Em dezembro, o Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação completa dois anos com quase 12 mil propostas apresentadas às famílias.
Início das obras na Encosta do Mutange
Em janeiro, a Braskem inicia os trabalhos de estabilização e drenagem da Encosta do Mutange. O objetivo é suavizar as inclinações do terreno, construir um sistema de drenagem que faça o direcionamento seguro da água das chuvas e plantar uma cobertura vegetal que irá ampliar a área verde de Maceió.
Um ano de Focinho Responsável
Canal de adoção no Instagram, que faz parte do Programa de Apoio aos Animais, ajudou mais de 640 animais a encontrarem um novo lar. Criado em junho de 2021, o projeto cuida de cães e gatos temporariamente.
Programa de Compensação Financeira passa de 18 mil propostas apresentadas
O PCF chegou ao fim de outubro com 18.259 propostas apresentadas aos moradores das áreas de desocupação e monitoramento. No mesmo período, 16.223 propostas foram aceitas e 14.711 indenizações pagas.
Assinado Termo de Acordo que dá início ao Projeto Integração Urbana e Desenvolvimento dos Flexais
Objetivo é desenvolver ações para promover o acesso a serviços públicos e estímulo à economia da região.
Avanço das obras na Encosta do Mutange
Com o fim da demolição, começaram as atividades de terraplenagem, implantação de um novo sistema de drenagem e plantio da cobertura vegetal que, além de contribuir para a estabilização do terreno, ampliará a área verde de Maceió.
Projeto Flexais inicia pagamento de indenizações
Em janeiro, moradores, comerciantes e empresários dos Flexais começam a receber indenizações por ilhamento.
Acordo com o município de Maceió
Assinado o Termo de Acordo com o município de Maceió no valor de R$1,7 bilhão em indenização pelos danos da subsidência e realocação.
Programa de Compensação Financeira passa 18 mil propostas aceitas
O PCF chegou ao fim de dezembro com 19.108 propostas apresentadas aos moradores das áreas de desocupação e monitoramento. No mesmo período, 18.627 propostas foram aceitas e 17.998 indenizações pagas.
Área de risco 100% desocupada
No mês de dezembro, a desocupação foi concluída com a realocação dos moradores dos últimos 23 imóveis da área de criticidade 00, do mapa da Defesa Civil de 2020.
Obras do Projeto Flexais são iniciadas
Novo equipamento para Unidade Básica de Saúde da região já está em construção.
Plano de Ações Sociourbanísticas - PAS
Tem início a implantação de um conjunto de ações e medidas para reparar, mitigar e compensar eventuais efeitos causados pela desocupação dos bairros do Pinheiro, Bebedouro, Mutange, Bom Parto e Farol nas dinâmicas sociais e urbanas do Município.
As iniciativas englobam a construção ou reforma de creches, mercados, praças e unidades de saúde, além de ações e programas nas áreas cultural, social, econômica e urbanística.
1ª etapa das obras na avenida Durval de Góes Monteiro é finalizada
Trecho de 2,2km de extensão em um dos principais corredores urbanos de Maceió já está pronto, com duas novas faixas, calçadas acessíveis, ciclovia, novo sistema de drenagem, nova rede elétrica e iluminação pública.