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COMPENSAÇÃO FINANCEIRA

QUANDO A ÁREA 01 VAI ENTRAR NO FLUXO DA COMPENSAÇÃO?

A área 01 vai entrar no fluxo da compensação em outubro de 2021, conforme cronograma estabelecido entre as autoridades e a Braskem.

SOU DA ÁREA 01, TAMBÉM SEREI INDENIZADO?

Sim. Todos os imóveis da Área 01 têm direito à indenização, auxílios financeiros e todos os serviços do Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação. Mas, como a área foi definida como área de monitoramento, eles podem esperar receber a compensação em sua casa.

SOU COMERCIANTE E QUERIA SABER COMO FUNCIONA O ADIANTAMENTO DOS R$10 MIL.

O adiantamento de R$10 mil é destinado a microempreendedores individuais. Já quem tem microempresas ou empresas de pequeno, médio ou grande porte, pode solicitar um valor adicional aos R$10 mil desde que comprove essa necessidade. Essa solicitação deve ser feita para o técnico social que está acompanhando o comerciante na sua realocação. Ele vai falar sobre os documentos necessários para que o comerciante possa pedir o adiantamento.

COMO SABER MINHA DATA DE ENTRADA NA COMPENSAÇÃO FINANCEIRA?

O cronograma de atendimento aos moradores continua sem nenhuma alteração, conforme a tabela abaixo:

SAÍ DO MEU IMÓVEL HÁ MUITO TEMPO, POSSO IR DIRETO PARA A COMPENSAÇÃO?

Não, há um cronograma de atendimento dos moradores das Zonas para a compensação, que segue um passo a passo definido. Esse cronograma está descrito no acordo firmado entre os órgãos públicos e a Braskem. Não é possível pular passos já que todos eles são importantes para o cálculo justo e correto da indenização.

MANUTENÇÃO E CUIDADOS NOS BAIRROS

VIGILANTES E AGENTES DO APOIO COMUNITÁRIO SÃO EQUIPES DIFERENTES?

Sim, são dois grupos. No Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Major Cícero atuam equipes de vigilantes, que são profissionais terceirizados de vigilância, e o pessoal do Apoio Comunitário, que é formado por moradores com bastante familiaridade com a região, são contratados para reforçar a fiscalização conforme sugestão da própria comunidade.  

A CENTRAL DE SEGURANÇA NO PINHEIRO ESTÁ ATIVA?

Sim. A Central de Segurança instalada pela Braskem monitora os bairros com uma rede de 37 centrais de alarmes e 170 câmeras. As equipes de vigilância e Apoio Comunitário são compostas por 154 pessoas, que também estão presentes nos 4 bairros. A Central de Monitoramento funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e recebe as informações de todas as câmeras e dos alarmes. 

COMO ESTÁ SENDO FEITA A SEGURANÇA ONDE ESTÃO OS MUROS?

Equipamentos de segurança eletrônica, como câmeras de monitoramento e alarmes com sensores de presença, são monitorados através da Central de Segurança, que acompanha 24 horas por dia toda a movimentação nesses locais, e está instalada no Pinheiro. Em caso de disparo de alarme ou movimentação suspeita, as equipes de campo se deslocam para o local.

POR QUE A BRASKEM COLOCOU OS MUROS E TAPUMES NO MUTANGE E PINHEIRO?

Para evitar movimentações suspeitas e proteger as áreas desocupadas, garantindo maior segurança para as pessoas que circulam nos bairros e nas comunidades ao redor.

QUE AÇÕES ESTÃO SENDO FEITAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA NO PINHEIRO?

Desde abril do ano passado, a Braskem realiza um programa de segurança patrimonial, onde uma equipe faz a vigilância e o registro de irregularidades - como ocupação indevida, vandalismo e arrombamentos. As rondas motorizadas acontecem 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana. Além disso, uma Central de Segurança foi instalada pela Braskem no Pinheiro, para fazer o monitoramento dos bairros com 37 centrais de alarme instaladas e 150 câmeras.

O QUE A BRASKEM FAZ PARA GARANTIR QUE OS IMÓVEIS NÃO SEJAM ROUBADOS?

 

Após a desocupação, a Braskem garante a segurança do imóvel contra invasões e vandalismos. Além disso, está reforçando e ampliando algumas ações para fiscalizar os bairros que estão sendo desocupados. São ações complementares às medidas adotadas pelos órgãos responsáveis pela segurança pública.

 

REALOCAÇÃO

SOU DA ÁREA 01 DO MAPA DA DEFESA CIVIL. PRECISO SAIR DA MINHA CASA?

A área 01 é uma área de monitoramento. Por isso, seus moradores podem aguardar a compensação financeira para só então fazer a mudança, o que vai acontecer até o final de 2022. Mas se o morador quiser sair antes de receber sua compensação não tem problema.

COMO SOLICITO O VALOR ADICIONAL PARA A REALOCAÇÃO DO MEU NEGÓCIO?

Você pode solicitar diretamente ao seu técnico social, que vai te explicar quais são os documentos necessários para comprovar a necessidade de receber esse valor. Se você ainda não está no Programa, pode solicitar o adiantamento no momento da sua primeira reunião com seu técnico. 

COMO FUNCIONA O ADIANTAMENTO DOS SEIS MIL PARA O PAGAMENTO DO ALUGUEL?

Para os casos em que seja comprovada a necessidade de valores adicionais para que a família possa alugar um imóvel no padrão compatível com o imóvel desocupado, a Braskem fará um adiantamento da indenização, no valor de R$ 6 mil. Porém, durante o fluxo de compensação financeira o morador deverá comprovar a utilização desse valor para moradia. Caso não seja comprovada a utilização de forma adequada, o valor será descontado no pagamento final.

NÃO SEI SE MEU IMÓVEL ESTÁ NO MAPA DE DESOCUPAÇÃO. COMO POSSO SABER?

Para dúvidas sobre o mapa de desocupação, você deve entrar  em contato pelo 0800 006 3029 ou 0800 954 1234. O atendimento funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, exceto feriados. As ligações são gratuitas, inclusive de celulares.

QUAIS SÃO OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A REALOCAÇÃO?

Clique aqui para fazer o download da lista completa de documentos

Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação

O Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação foi criado para atender aos moradores dos imóveis localizados na área de resguardo em torno dos 15 poços de sal da Braskem. Após o acordo assinado entre e as autoridades e a Braskem, também foram incluídos no Programa as áreas consideradas de risco, de acordo com o Mapa de Ações Prioritárias da Defesa Civil Municipal. O Programa está indenizando os moradores e dando suporte durante o processo de busca de um novo imóvel e na mudança.

CONFIRA OS NÚMEROS E A EVOLUÇÃO DO PROGRAMA

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