bar
Contato
Todas as notícias
Press Releases • 19 de Outubro de 2023

Braskem traz ao Brasil Resysta, solução inovadora para o mercado de revestimentos e arquitetura com 60% de conteúdo de origem renovável

Desenvolvida com tecnologia alemã, Resysta é 100% reciclável e apresenta aparência e toque de madeira natural

A Braskem, líder de mercado e pioneira na produção de biopolímeros em escala industrial, traz ao Brasil a marca Resysta , que combina óleo mineral e sal com 60% de casca de arroz aditivada, resultando em uma opção sustentável à madeira, resistente e com estética premium. Utilizada em diversas aplicações no segmento de arquitetura e design de ambientes interiores e exteriores, Resysta já vem sendo aplicada com sucesso em centenas de projetos em diversos países e foi vencedora do Green Product Award 2018, prêmio europeu que reconhece os produtos mais inovadores e sustentáveis do mundo.

Desenvolvida por uma empresa alemã que leva o mesmo nome, Resysta é uma tecnologia que provê uma matéria-prima de alta qualidade para o desenvolvimento de projetos de arquitetura e design com excelente acabamento e alta durabilidade, especialmente para áreas úmidas e externas e com baixa necessidade de manutenção. O produto é totalmente reciclável e agrega importantes características, como leveza e resistência, podendo ser utilizado na produção de decks, móveis, fachadas, rodapés, portas, batentes, pisos, tetos e em revestimentos em geral. Também pode ser serrado, envernizado, cortado, furado, colado e pintado e, para completar, não apodrece, é resistente a fungos, não estraga e não propaga chamas.

Comprometida com a implementação da economia circular, assim como com a inclusão de matérias-primas de fonte renovável, a Braskem adquiriu os direitos de fabricação da marca, tornando-se licenciadora da tecnologia no Brasil, na América do Sul e em alguns países da América Central e Caribe (El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, Nicarágua, Panamá e República Dominicana).

Para Fábio Barbosa, diretor do negócio de Vinílicos na Braskem, a tecnologia da Resysta reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável na cadeia produtiva. "Resysta representa uma solução com propósito nobre. Além de utilizarmos uma matéria-prima de fonte renovável, estamos dando uma nova aplicação para o resíduo produtivo do arroz na criação de um produto totalmente reciclável, que oferece diversas possibilidades de aplicação ao mercado", declara.

A solução é uma alternativa aos produtos feitos de madeiras de árvores tropicais nobres, tais como teca, ipê, cumaru e cedro. "Além do óleo mineral e carbonato de cálcio, Resysta é composto de casca de arroz, matéria orgânica residual da indústria alimentícia que, em grande parte, é queimada para secagem do próprio grão do arroz. Com a tecnologia, esse componente deixa de ser queimado e, assim, de retornar o CO2 para a atmosfera, e passa a ter uma aplicação nobre, entrando em um novo ciclo produtivo", explica.

Atualmente, o Brasil produz mais de 10 milhões de toneladas de arroz por ano, sendo um dos dez maiores produtores mundiais.

Saiba mais sobre Resysta em www.braskem.com.br/resysta

Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar:
CDN Comunicação 

braskem@cdn.com.br    

(11) 3643-2906

(11) 3643-2919

 

Braskem nas redes sociais

Facebook | Linkedin | Twitter

Imprensa

Se você é um profissional da imprensa, a Braskem tem um canal feito só pra você.

Acesse aqui

Clientes

Seja cliente Braskem

Com uma estratégia pautada na economia circular de baixo carbono, desenvolvemos soluções inovadoras e mais sustentáveis, contribuindo para a criação de um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.

Quer transformar o futuro com a gente?

Fale com nossa equipe