Crianças dos Flexais realizam plantio de mudas de mangue na região

Maceió, 09 de julho de 2025 - Crianças da comunidade dos Flexais participaram de uma série de encontros para aprender sobre a importância dos manguezais e da Área de Preservação Permanente (APP). A iniciativa faz parte do Programa de Educação Ambiental (PEA), previsto no Projeto Integração Urbana e Desenvolvimento dos Flexais. Desde o início do programa, em 2024, já foram realizadas 11 ações, como visita ao parque municipal, rodas de conversas e oficinas, a exemplo de produção de Sabão Ecológico e Coleta Seletiva, dentre outras. Ainda neste semestre, estão previstas outras três iniciativas.
O mais recente ciclo de atividades trabalhou o tema 'Nossa Vizinha: a Lagoa Mundaú e sua Mata Protetora' e contou com a participação de 17 estudantes com idades entre 8 e 12 anos. O objetivo foi aprimorar o olhar das crianças para a importância da natureza a partir do que está ao seu redor: a comunidade, a lagoa, os animais e a mata.
No primeiro encontro, informações conceituais sobre a importância dos manguezais para o equilíbrio ambiental foram trabalhadas em uma roda de conversa. As crianças também realizaram atividades de pintura e visitaram a área de preservação em desenvolvimento na comunidade, onde conheceram as características do local e da vegetação.
O segundo dia foi marcado por uma visita ao viveiro de mudas do projeto Aflora Mangue que tem como objetivo a recuperação de áreas de manguezal na região da Lagoa Mundaú. No local, os estudantes aprenderam sobre os diferentes tipos de espécies de mangue, cultivaram suas próprias mudas e fizeram o plantio no manguezal. A programação contou ainda com uma roda de conversa com moradores mais antigos, que resgataram memórias sobre a região antes de ser povoada, reforçando o papel da pesca artesanal como atividade central na vida das famílias que ali viviam.
Ao final da ação, as crianças traduziram a experiência em desenhos inspirados na vegetação, nos animais e nas histórias compartilhadas durante os encontros. Um concurso selecionou as melhores ilustrações, que foram reunidas em um livreto, distribuído ao grupo como recordação. Os participantes também receberam um kit com camiseta e garrafa do projeto Aflora Mangue.
Para dona Iramir Tenório, que acompanhou três netos nos encontros, ver o envolvimento das crianças com o meio ambiente foi emocionante. "Achei muito importante ver os meninos plantando no manguezal. Fico feliz que tenham pessoas interessadas em fazer reviver o mangue e que a gente participe disso", destacou Iramir.
Projeto Flexais
O PEA integra o eixo 'Educação, Esporte, Lazer e Meio Ambiente' do Projeto Integração Urbana e Desenvolvimento dos Flexais, que é fruto do Termo de Acordo assinado em outubro de 2022 pelo Município de Maceió, Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado de Alagoas, Defensoria Pública da União e Braskem. Das 23 ações previstas para reverter o ilhamento socioeconômico da região e incentivar a economia local, 16 estão implementadas e as demais em andamento.
Aflora Mangue
O Projeto Aflora Mangue prevê a recomposição de uma área total de 47 hectares de manguezal. Cerca de 10 mil mudas foram plantadas em aproximadamente 4,5 hectares às margens da Lagoa Mundaú, na região do Riacho do Silva, e no Bom Parto. A implementação de medidas de compensação ambiental consta no Termo de Acordo Socioambiental, firmado em dezembro de 2020 entre o Ministério Público Federal e Braskem, com participação do Ministério Público do Estado de Alagoas e adesão do Município de Maceió.
CRÉDITO DAS FOTOS - Philipe Medeiros/Divulgação/Braskem
Contatos para a Imprensa
Algo Mais Consultoria e Assessoria
Amanda Vieira
amanda@algomaisconsultoria.com
Luana Nunes
luana@algomaisconsultoria.com