Obras de mobilidade requalificam vias no Sistema Chã da Jaqueira

- Um total de 8km ao longo de 12 vias foram requalificados
- Obra alcança os bairros Chã da Jaqueira e Chã de Bebedouro
Maceió, 12 de junho de 2024 - Composto por importantes vias alternativas que ligam a parte alta à baixa da cidade de Maceió, o Sistema Chã da Jaqueira recebeu obras para a melhoria da mobilidade urbana. Ruas e avenidas de dois bairros passaram por requalificação e receberam nova sinalização.
As melhorias no Sistema Chã da Jaqueira alcançaram 8 km de ruas e avenidas dos bairros Chã da Jaqueira e Chã de Bebedouro. Os trabalhos foram executados por empresas especializadas, contratadas pela Braskem, e divididos em três etapas. As primeiras intervenções aconteceram no trecho que liga a avenida Denilma Bulhões à rua Marquês de Abrantes. Depois, adequação do trajeto entre a rua Prof. Joatas Malta de Alencar até a rua Marquês de Abrantes; e, por fim, a ligação entre a Ladeira Santa Amélia e a rua Jorge Montenegro Barros.
Ao todo, 12 vias ganharam nova pavimentação, recuperação e nova sinalização horizontal e vertical. Veja a lista:
- Avenida Denilma Bulhões
- Avenida Empresarial Lobo Ferreira
- Avenida Galba Novaes de Castro
- Avenida Jorge Montenegro de Barros
- Rua Marquês de Abrantes
- Rua Prefeito Joatas Malta de Alencar
- Rua Antônio Claudino
- Via Principal Dois
- Rua Projetada
- Rua Dr. Osvaldo Cruz
- Alameda José Lopes de Albuquerque
- Ladeira Professor Benedito Silva.
Pacote de mobilidade
A implementação de medidas para a melhoria da mobilidade urbana consta no Termo de Acordo Socioambiental assinado em dezembro de 2020 pelo Ministério Público Federal (MPF) e Braskem, com a participação do Ministério Público Estadual (MPE) e adesão do Município de Maceió.
As obras são planejadas pelo Município e executadas por empresas especializadas contratadas pela Braskem. As intervenções são fiscalizadas pelo poder público e devem durar cerca de 3 anos e meio. O orçamento é de R$ 360 milhões - valor corrigido anualmente.
Os projetos preveem a construção, ampliação ou recuperação de 33,4 quilômetros de vias; implantação de quase 37 quilômetros de calçadas acessíveis e ciclovias; requalificação de passeios públicos e estacionamentos; nova iluminação e rede elétrica; d renagem de águas pluviais; e um sistema de semáforos inteligentes já em funcionamento.
Compromissos com Maceió
Desde 2019, a empresa desenvolve um conjunto de ações e programas, fundamentados em acordos firmados com as autoridades, para reparar, mitigar e compensar os efeitos da subsidência do solo.
Para facilitar o entendimento e acompanhamento de todas as ações e programas, a companhia organizou os dez compromissos, nas frentes social, urbanística e ambiental, em uma plataforma na internet ( http://www.braskem.com/compromissosmaceio ).
As ações para melhoria da mobilidade urbana integram o compromisso número oito da Braskem com Maceió - compensação e requalificação de espaços de convívio social das áreas afetadas e da mobilidade urbana.
Contatos para a Imprensa
Algo Mais Consultoria e Assessoria
Amanda Vieira
amanda@algomaisconsultoria.com
Luana Nunes
luana@algomaisconsultoria.com