Braskem assina acordo para fornecimento regular de resinas para a Venezuela.
A Braskem anuncia a assinatura de um acordo com sua parceira Pequiven, empresa petroquímica da Venezuela, para fornecimento de resinas visando suprir o mercado daquele país na fase de pré-marketing que antecederá as operações da Propilsur e Polimérica, empresas mistas constituídas pelas duas companhias. O memorando, firmado durante o encontro dos presidentes do Brasil e da Venezuela na última sexta feira, estabelece o fornecimento mensal pela Braskem de até 5 mil toneladas das resinas polietileno e polipropileno para comercialização exclusiva em território venezuelano.
"Esse acordo representa uma etapa importante na consolidação da nossa parceria com a Pequiven, baseada na cooperação e na confiança entre as nossas empresas, e também uma medida concreta para dar suporte ao crescimento da economia venezuelana", afirma Sérgio Thiesen, diretor superintendente da Braskem Venezuela. "Estamos firmando as bases para um contrato de longo prazo a fim de manter o mercado venezuelano plenamente atendido enquanto seguimos com a implementação dos nossos projetos em comum no Complexo de Jose, na região de Anzoátegui, que avançam dentro do cronograma definido", acrescenta Thiesen.
Braskem e Pequiven contam com participações iguais tanto na Propilsur quanto na Polimérica, conforme acordo de acionistas entre ambas as empresas assinado no final de 2007. A Propilsur terá a responsabilidade pelo projeto integrado de polipropileno com capacidade para 450 mil toneladas/ano e investimentos estimados em US$ 880 milhões, previsto para entrar em operação no final de 2010. A estruturação da modelagem financeira do projeto, que prevê a utilização de cerca de 30% de recursos próprios e 70% de recursos financiados, está em andamento e, pela receptividade demonstrada pelo mercado financeiro internacional na recente fase de roadshow, deverá ser concluída até o final deste ano.
A Polimérica, empresa mista na qual Pequiven e Braskem têm igualmente participações paritárias, será responsável pelo investimento no complexo integrado de polietileno a partir de gás natural, estimado em cerca de US$ 2,6 bilhões, com capacidade para produzir mais de 1,1 milhão de toneladas/ano e previsão de começar a operar em 2012.
"Dentro da estratégia da Braskem de buscar acesso a matérias-primas em condições competitivas, a Venezuela dispõe de uma das maiores reservas de petróleo e gás natural do mundo e por isso foi definida como a plataforma inicial para o processo de internacionalização da empresa", diz Thiesen. "Em parceria com a Pequiven, vamos construir aqui projetos petroquímicos tão competitivos quanto os existentes no Oriente Médio", assegura.
Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar:
Fato Relevante
imprensa.braskem@agenciafr.com.br
Braskem nas redes sociais
Notícias Relacionadas

Se você é um profissional da imprensa, a Braskem tem um canal feito só pra você.
Acesse aquiPress Releases
Mais notíciasClientes
Seja cliente Braskem
Com uma estratégia pautada na economia circular de baixo carbono, desenvolvemos soluções inovadoras e mais sustentáveis, contribuindo para a criação de um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Quer transformar o futuro com a gente?
Fale com nossa equipe
