Depósito da primeira patente em nanotecnologia de PVC.
A Braskem, primeira petroquímica brasileira a requisitar uma patente em nanotecnologia no Brasil, depositou, no início de maio (04/05/2007), a sua primeira patente de PVC relacionada a esta tecnologia, considerada uma das fronteiras mais promissoras na área da ciência dos polímeros e dos materiais. "Essa iniciativa reafirma o compromisso da Braskem com a inovação tecnológica como forma de criar valor para toda a cadeia do PVC", afirma Luís Felli, Vice Presidente da Unidade de Negócios Vinílicos da Braskem.
Os nanocompósitos são resinas aditivadas com nanopartículas - cerca de 50 mil vezes menores do que um fio de cabelo que proporcionam aos produtos propriedades físicas superiores, como rigidez, resistência a tração, impacto e abrasão, além de melhorar o desempenho do PVC ao fogo.
Segundo Marcelo Nunes, Diretor de Marketing e Estratégia da Braskem, o desenvolvimento de novas resinas especiais é resultado da prioridade adotada pela empresa de ampliar a participação de produtos com maior valor agregado em seu portfólio. "Investir em tecnologia e inovação é parte do nosso compromisso de aumentar a competitividade da empresa e de nossos clientes", explica Marcelo Nunes.
A nova patente consiste no desenvolvimento de um novo processo para a produção de nanocompósitos de PVC, por meio da reação de polimerização obtida diretamente nos reatores - ou "in situ", em linguagem técnica. Desenvolvido no Centro de Tecnologia e Inovação da Braskem, nas unidades de Camaçari (BA), São Paulo e Triunfo (RS), esse processo inovador atenderá inicialmente o segmento de componentes de elevado desempenho para a construção civil. É o caso, por exemplo, de tubos, conexões e perfis de desempenho superior.
Com essa iniciativa, a Braskem atinge a marca de 155 patentes registradas no Brasil e no exterior, consolidando sua liderança no desenvolvimento de novas tecnologias de processos, produtos e aplicações dentro do setor petroquímico brasileiro. "A nossa expectativa é lançar a primeira resina de nano PVC no país em 2008", informa Luciano Nunes, Gerente de Inovação e Desenvolvimento de Mercado e coordenador do projeto nano PVC da Braskem.
Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar:
Fato Relevante
imprensa.braskem@agenciafr.com.br
Braskem nas redes sociais
Notícias Relacionadas

Se você é um profissional da imprensa, a Braskem tem um canal feito só pra você.
Acesse aquiPress Releases
Mais notícias
Braskem registra EBITDA recorrente de R$ 1.321 milhões no 1T25, 121% superior ao do 4T24

Braskem marca presença no Fórum Mundial de Economia Circular (WCEF) e promove sessões de aceleração no Cazoolo

Braskem Idesa e Advario inauguram o Terminal Química Puerto México

Celebrando 15 anos de I'm greenT bio-based com aumento da capacidade de produção

Braskem apresenta ao mercado novos grades para o segmento de eletrodomésticos

Braskem renova parceria com AACD e faz doação de 14 toneladas de resina
Clientes
Seja cliente Braskem
Com uma estratégia pautada na economia circular de baixo carbono, desenvolvemos soluções inovadoras e mais sustentáveis, contribuindo para a criação de um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Quer transformar o futuro com a gente?
Fale com nossa equipe
