Notícias

Braskem apresenta 1ª edição da Virada Sustentável no Rio de Janeiro

Concertos gratuitos realizados por estudantes de escolas públicas, distribuição de mudas, conscientização ambiental, entrega de mobiliários urbanos e bicicletários animarão o fim de semana do público

A Braskem, maior petroquímica das Américas, irá levar uma série de atrações para a primeira Virada Sustentável do Rio de Janeiro. O evento é um festival anual de mobilização e educação que tem como objetivo ampliar a informação sobre sustentabilidade a partir de uma abordagem mais positiva para a população, usando a arte e a cultura como principais ferramentas de conscientização. 

De 9 a 11 de junho, cariocas e turistas poderão conhecer algumas das iniciativas da Braskem ligadas à sustentabilidade. Uma das atrações trabalhará de forma lúdica a importância do conhecimento e engajamento da sociedade em relação às mudanças climáticas.  Um domo inflável, chamado de Visual Dome, será montado na Praça Mauá para proporcionar uma perspectiva mais ampla sobre as mudanças do clima, tecnologias que são utilizadas para mitigar os impactos e como cada um pode fazer sua parte. Em um vídeo de três minutos, imagens projetadas em 360 graus criarão uma experiência impactante sobre as transformações causadas pelo efeito estufa. 

A empresa também promove concertos do projeto Som+eu (iniciativa social para a formação musical de 500 estudantes de escolas públicas de Duque de Caxias e arredores) no dia 10, na Praça Mauá, e no dia 11, no Parque Madureira. Também está programada a distribuição de mudas do Instituto Fábrica de Florestas no dia 10, na Praça Mauá, das 11h às 13h, e no Parque Madureira das 15h às 17h.

Durante a Virada Sustentável, a Braskem entrega à cidade do Rio de Janeiro protótipos dos mobiliários vencedores do Desafio de Design, que convidou estudantes universitários a criar novas soluções para mobiliários urbanos com uso somente do plástico como matéria-prima. Os móveis ficarão instalados no Parque Urbano Ernesto Nazareth, onde também está o Núcleo de Ativação Urbana (NAU), na zona do Porto Maravilha. Além disso, nos mesmos locais, a empresa também entrega bicicletários produzidos a partir de reciclagem de sacolas plásticas.

Mais informações sobre a 1ª Virada Sustentável do Rio de Janeiro podem ser obtidas no site www.viradasustentavel.org.br .

Serviço
Concerto Projeto Som+Eu - Orquestra Tubônica
Dia 10, das 12h às 12h30, na Praça Mauá
Dia 11, das 15h às 15h30, no Parque Madureira

Domo Braskem 
Dia 10 e 11, das 10h às 17h, na Praça Mauá

Distribuição de Mudas
Dia 10 das 11h às 12h30, na Praça Mauá e das 15h às 17h, no Parque Madureira

Sobre o Som+Eu

O Som+Eu é uma iniciativa social gratuita, realizada pela Braskem, que oferece educação musical, acesso à cultura e visa estimular a formação musical de 500 estudantes, entre 6 e 16 anos, de escolas públicas próximas das unidades industriais da companhia no Polo Petroquímico de Campos Elíseos (RJ). E, também, o empreendedorismo como forma de gerar renda, já que os estudantes podem criar os instrumentos e vendê-los. As atividades do projeto acontecem em diversos bairros de Duque de Caxias (RJ) e os alunos contam com aulas de música clássica. Além disso, foi criada a Orquestra Tubônica, composta por diversos instrumentos alternativos feitos com PVC. Foram criados vários instrumentos, como o saxofone de tubo, flauta pan, chinelofone, pife, cortina de chaves, violão de ralo, entre outros. Esta iniciativa, além da inovação na geração de sons e melodias com peças plásticas e tampinhas de PP de garrafinhas, também incentiva o empreendedorismo como forma de gerar renda, já que os estudantes podem criar os instrumentos e vendê-los.  Os instrumentos usados foram produzidos com PVC, como forma de estímulo a sustentabilidade, e feitos pelos próprios alunos. 

Sobre o Desafio de Design

Ação promovida pela Braskem desafiou universitários a criarem novas soluções para mobiliários urbanos com o uso somente do plástico como matéria-prima. A 1ª edição do projeto, no Rio de Janeiro, aconteceu no fim do ano passado e teve como tema central o mobiliário urbano para espaços em transformação. O Desafio premiou estudantes da Universidade Federal Fluminense (UFF), na categoria Alimentação e Apresentações Artísticas, e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na categoria Trabalho e Descanso. Os vencedores apresentaram peças com design arrojado e que misturam funcionalidade, sustentabilidade e inovação. 

Sobre a Braskem
A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual superior a 20 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos químicos e petroquímicos básicos, e com faturamento anual de R$ 54 bilhões. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com 8 mil integrantes e opera 41 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.

Para esclarecimentos adicionais, favor contatar:
CDN Comunicação 
Ana Beatriz Paschoal (55 11) 3643-2737 - anabeatriz.paschoal@cdn.com.br
Rafael Abrantes - (55 11) 3643-2772 - rafael.abrantes@cdn.com.br
Priscila Ventura - (55 11) 3643-2744 - priscila.ventura@cdn.com.br  

Braskem nas redes sociais

Facebook | Linkedin | Twitter