Alagoas

0800 006 3029 De segunda a sexta, das 8h às 18h (exceto feriados).
Ligações gratuitas, inclusive de celulares.

Imóveis do patrimônio histórico passam por manutenção para preservação das estruturas

  • Equipes especializadas fazem análises e utilizam métodos construtivos respeitando o tipo de material utilizado e as características arquitetônicas da época em que os imóveis foram construídos
  • Entre os prédios em obras estão o Palácio Bom Conselho, o Solar Nunes e as Casas Gêmeas

Maceió, 08 de agosto de 2023 - Reparos de fachada, recuperação de paredes, telhados e pisos, escoramento e recomposição de esquadrias são algumas das ações que imóveis que guardam parte da história de Maceió estão recebendo para preservação das estruturas. Os imóveis estão localizados nas áreas de desocupação e monitoramento definidas pela Defesa Civil de Maceió e, atualmente, 20 edificações possuem alvará para a realização dos trabalhos, e em metade delas a manutenção já começou.

As intervenções fazem parte de um plano de ações desenvolvido por empresas especializadas contratadas pela Braskem especificamente para esses imóveis. A iniciativa obedece a leis de preservação do patrimônio, e a execução das obras acontece com o acompanhamento do Município e com a consultoria de especialistas em edificações históricas. Entre os cuidados, está a utilização de métodos construtivos que respeitam o tipo de material utilizado e as características arquitetônicas da época em que os imóveis foram construídos.

Antes de qualquer tipo de intervenção, é feita uma análise minuciosa sobre os materiais aplicados na construção e a descrição detalhada do imóvel e de sua estrutura. O preparo para a execução da obra também é feito por empresas especializadas para evitar danos durante os trabalhos.

O Palácio Bom Conselho é um dos prédios monitorados e passa por reparos. Lá a intervenção contempla o piso, esquadrias e telhado. Parte do ladrilho foi retirada, limpa e recolocada seguindo os padrões característicos do imóvel. Já o Solar Nunes recebeu escoras internas e reparos nas paredes, telhados e esquadrias. O trabalho foi feito utilizando materiais da época da construção para preservar a autenticidade histórica.

Na Casa Gêmea Verde as esquadrias foram recompostas e a textura da fachada refeita após análises e testes para reproduzir a técnica original. Na Casa Gêmea Rosa foi feita a manutenção da viga do porão e reparos estão em andamento na escada da fachada posterior e no telhado.

A Braskem também faz a limpeza e o controle de pragas nos imóveis e apoia a segurança patrimonial, com uma equipe de profissionais que se revezam 24 horas por dia, voos diários de drones e sistemas de câmeras e alarmes.

Memória registrada

Os imóveis foram indicados pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Maceió (Semurb) e pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Todos eles foram registrados em fotos e imagens digitais de alta precisão, com escaneamento a laser. Além disso, foram instalados tapumes de proteção ao redor de todas as construções, incluindo as que compõem a Zona Especial de Proteção Histórica (ZEPH) do Bebedouro.

Para garantir a preservação da memória e das características do patrimônio, os registros vão fazer parte de um grande dossiê elaborado por uma equipe de arquitetos e historiadores, com informações documentais e visuais dos detalhes construtivos e das histórias narradas por cada um dos imóveis. A catalogação das informações contará também com material de pesquisa em acervos fotográficos e documentais.

A gestão dos imóveis identificados como patrimônio histórico está prevista no Acordo Socioambiental assinado em dezembro de 2020 entre a Braskem e o Ministério Público Federal, com a participação do Ministério Público do Estado de Alagoas. No Termo, a Braskem se compromete a não edificar nas áreas desocupadas, para fins comerciais ou habitacionais. Discussões futuras sobre a área e sua utilização poderão ser feitas a partir do Plano Diretor do Município, instrumento amplamente debatido pelas autoridades e a sociedade, ou seja, em nenhum momento a decisão sobre o futuro da área caberá exclusivamente à Braskem.

 

Contatos para a Imprensa

Algo Mais Consultoria e Assessoria

Amanda Vieira
amanda@algomaisconsultoria.com

Bruna Motta
bruna@algomaisconsultoria.com