bar
Contato
Todas as notícias
Press Releases • 19 de Maio de 2008

BRASKEM, PETROBRAS E PETROPERU ASSINAM ACORDO PARA ESTUDAR PROJETO PETROQUÍMICO INTEGRADO NO PERU.

Projeto representará a implantação do maior complexo petroquímico da costa Oeste das Américas.
Braskem, Petrobras e PetroPeru assinaram hoje, 17 de maio, um acordo visando avaliar a viabilidade técnica e econômica para implementação de um projeto integrado para produção de 700 mil a 1,2 milhão de toneladas de polietilenos a partir de gás natural competitivo disponível no Peru.

Esse projeto representará a implantação do maior complexo petroquímico da costa Oeste das Américas, combinando escala mundial, tecnologia atualizada e alta competitividade. O Peru detém reservas atuais e potenciais de gás natural rico em etano, com teor superior a 10%. As condições de competitividade e a forte atratividade a novos investimentos hoje existentes no Peru, bem como sua privilegiada posição geográfica, foram pontos relevantes na aproximação das empresas para o estudo do projeto.

A realização do empreendimento também contribuirá para o desenvolvimento econômico e social do Peru, gerando condições favoráveis à atração de investimentos por parte de novas indústrias de manufaturas plásticas.

A Petrobras, que já tem presença relevante no mercado peruano, realizou, em parceria com outras empresas, importante descoberta de gás em janeiro de 2008, e espera que os estudos contribuam para definir o melhor aproveitamento de sua futura produção no Peru. Com isso, a empresa reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento de negócios e criação de valor nos países na América do Sul, acentuando a sua atuação no setor petroquímico. Adicionalmente, as pesquisas reforçarão o acordo firmado em 2006 entre a Petrobras e a Petroperú, que já originou vários projetos conjuntos nas áreas de E&P e downstream.

Para a Braskem, a concretização do empreendimento será um novo e importante passo em sua estratégia de crescimento com criação de valor, que combina um programa de internacionalização com acesso a fontes de matéria-prima competitiva, em linha com sua visão de estar entre as 10 maiores petroquímicas globais. A implantação do novo complexo integrado na costa do Pacífico está alinhada com os dois projetos em fase de implementação na Venezuela, que têm a vocação de fornecer resinas para o mercado interno venezuelano e consolidar a presença da Braskem na América do Norte e na Europa.

Os mercados visados pelo novo projeto são os países da costa Oeste das Américas - especialmente Estados Unidos, Peru, Chile, Equador e Colômbia. Além disso, em função do fácil acesso ao Pacífico e da infra-estrutura já disponível na região cogitada, o empreendimento poderá se tornar importante plataforma de exportações para o mercado asiático e costa oeste dos Estados Unidos.

 

Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar:

 

Fato Relevante
imprensa.braskem@agenciafr.com.br

 

 

Braskem nas redes sociais

Facebook | Linkedin | Twitter

Imprensa

Se você é um profissional da imprensa, a Braskem tem um canal feito só pra você.

Acesse aqui

Clientes

Seja cliente Braskem

Com uma estratégia pautada na economia circular de baixo carbono, desenvolvemos soluções inovadoras e mais sustentáveis, contribuindo para a criação de um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.

Quer transformar o futuro com a gente?

Fale com nossa equipe