Braskem recebe Prêmio Finep de Inovação Tecnológica
A Braskem conquistou o Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica 2005 - Categoria Processo, com o case "Desenvolvimento de modelo de negócio, processo, equipamento de alta produtividade para produção de descartáveis em polipropileno". O prêmio elege os melhores projetos do país em 6 categorias: grande empresa, pequena empresa, instituição de pesquisa, inovação social, processo e produto.
"A solução integrada para descartáveis em polipropileno representa uma contribuição significativa para a modernização e melhoria de competitividade da indústria regional nesse segmento", diz Luís Felli, diretor dos negócios de polipropileno da Braskem. A cerimônia de premiação ocorreu nesta terça-feira, dia 6, em Brasília, com a presença do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, autoridades ligadas ao Ministério de Ciência e Tecnologia e representantes da FINEP, entre outras personalidades.
A solução tecnológica do projeto premiada é inédita e incluiu o desenvolvimento da resina, do equipamento e do modelo de negócio para a produção de copos descartáveis, melhorando significativamente a competitividade da indústria transformadora no país. Um grande diferencial competitivo do projeto à época de sua implantação foi a cessão do equipamento em regime de comodato.
O mercado potencial para uso do polipropileno em descartáveis é de aproximadamente 90 mil toneladas anuais e vem crescendo a uma taxa média da ordem de 7% ao ano. A substituição do poliestireno por polipropileno na fabricação desses produtos apresenta uma série de vantagens para os transformadores e para o consumidor final, como maior esistência e transparência. Além disso, o custo do equipamento é cerca de um terço em elação ao similar importado.
Nesse desenvolvimento, iniciado em 2001, a Braskem contou com a parceria da empresa escartáveis Zanatta, uma das principais transformadoras do país. A solução já começa a conquistar outros mercados, como o argentino, para onde a Braskem está viabilizando a exportação do primeiro equipamento.
Por ter partido da Finep, uma das mais respeitadas entidades nacionais de apoio à pesquisa, a premiação adquire especial relevância para a Braskem. "Um reconhecimento tão importante como esse reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento de soluções inovadoras para o mercado de termoplásticos, ampliando sua utilização em produtos que melhoram o dia-a-dia das pessoas", ressalta Manoel Lisboa, coordenador responsável pelo projeto na Braskem que enfatiza: contar com o apoio da FINEP em projetos de inovação é ter meio caminho andado nessa área.
O Centro de Tecnologia e Inovação Braskem, onde a solução integrada em polipropileno foi desenvolvida, é o mais moderno e bem equipado da indústria petroquímica na América Latina. Com ativos tecnológicos avaliados em mais de R$ 320 milhões investidos em sete plantas-piloto e 11 laboratórios, o centro, que está localizado em Triunfo/RS, conta com uma equipe de 160 pesquisadores e técnicos, preparados para fornecer todo apoio aos clientes da Braskem no desenvolvimento de produtos, processos e novos mercados.
Desde a sua criação, há três, anos a Braskem já recebeu o prêmio Finep duas vezes. Em 2002, na categoria processo - região Sul, com o trabalho "Aumento da produtividade de plantas PEBD via conversão do processo autoclave mono reator para reator dual", e em 2003, na categoria produtos - região Nordeste com o case "Consolidação de um produto nacional no mercado externo". Ainda em 2003, com o desenvolvimento da resina UTEC, a Braskem conquistou o prêmio nacional da ABIQUIM - entidade de grande importância na área de desenvolvimento e pesquisa do país.
Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar:
Fato Relevante
imprensa.braskem@agenciafr.com.br
Braskem nas redes sociais
Notícias Relacionadas

Se você é um profissional da imprensa, a Braskem tem um canal feito só pra você.
Acesse aquiPress Releases
Mais notícias
Braskem amplia frota própria com o navio Brave Future e fortalece estratégia logística global

Braskem apresentará potencial projeto Transforma Rio durante cerimônia da Petrobras no Rio de Janeiro

Danone lidera inovação sustentável e lança embalagem mais leve, inspirada na natureza e com menor impacto ambiental

Atualização - Upsyde

Braskem e Ardent desenvolvem tecnologia para separar olefinas e parafinas

Braskem realiza a primeira venda de PE circular na América do Sul
Clientes
Seja cliente Braskem
Com uma estratégia pautada na economia circular de baixo carbono, desenvolvemos soluções inovadoras e mais sustentáveis, contribuindo para a criação de um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Quer transformar o futuro com a gente?
Fale com nossa equipe
