Braskem deposita a sua 200ª patente.
A Braskem depositou a sua 200ª patente, um marco de Inovação & Tecnologia na história da companhia. O nome técnico da novidade, que oferece inúmeros benefícios para clientes e consumidores da empresa, é "Sensores Químicos e sua Aplicação em Matrizes Poliméricas" é o. Essa inovação permite que as embalagens plásticas "comuniquem" a qualidade do produto acondicionado, avisando se estão bons ou inadequados para o consumo.
Os sensores envolvidos na patente foram criados pela equipe de pesquisa da Braskem em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O projeto levará cerca de dois anos para ser concluído. Nesta primeira fase, cinco pessoas participaram do desenvolvimento. À medida que o programa avançar, outras pessoas vão se incorporar ao time nas várias atribuições ligadas a análises de laboratório, desenvolvimento de produto, testes nos clientes e usuários finais, entre outras.
Essa patente faz parte da plataforma de projetos de Embalagens Inteligentes, ou seja, a obtenção de sensores que são incorporados às embalagens plásticas e que "avisam" quando alguma das características do produto embalado se modifica. Algumas aplicações práticas desta inovação incluem embalagens para alimentos mais sensíveis, tais como leite, iogurte, frios, carnes, verduras e hortaliças.
"O depósito dessa patente reforça a importância da pesquisa e da tecnologia para a estratégia de crescimento com criação de valor da Braskem. A empresa mais uma vez sai na frente e desenvolve um material que traz benefícios relevantes para os clientes e consumidores finais", diz Edwin Moncada, coordenador do projeto e pesquisador da Braskem.
João Henrique Zimnoch dos Santos, professor do Instituto de Química da UFRGS e co-autor da patente, destaca a importância da cooperação entre iniciativa privada e universidade nesse desenvolvimento: "A parceria com a Braskem aliou a profunda expertise da universidade em pesquisa de polímeros com o vasto conhecimento da empresa em materiais de embalagens e nas necessidades do mercado. Essa parceria combina competências complementares e traz como resultado um produto muito inovador."
O uso de sensores na formulação de resinas termoplásticas pode ser aplicado em diversos tipos de materiais e segmentos, além de trabalhar sob diferentes condições, como frio e calor. A previsão é que os produtos desta tecnologia estejam disponíveis ao mercado em 2010.
Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar:
Fato Relevante
imprensa.braskem@agenciafr.com.br
Braskem nas redes sociais

Se você é um profissional da imprensa, a Braskem tem um canal feito só pra você.
Acesse aquiPress Releases
Mais notícias
Braskem amplia frota própria com o navio Brave Future e fortalece estratégia logística global

Braskem apresentará potencial projeto Transforma Rio durante cerimônia da Petrobras no Rio de Janeiro

Danone lidera inovação sustentável e lança embalagem mais leve, inspirada na natureza e com menor impacto ambiental

Atualização - Upsyde

Braskem e Ardent desenvolvem tecnologia para separar olefinas e parafinas

Braskem realiza a primeira venda de PE circular na América do Sul
Clientes
Seja cliente Braskem
Com uma estratégia pautada na economia circular de baixo carbono, desenvolvemos soluções inovadoras e mais sustentáveis, contribuindo para a criação de um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Quer transformar o futuro com a gente?
Fale com nossa equipe
