bar
Contato
Todas as notícias
Press Releases • 8 de Junho de 2009

Foco em pesquisa e desenvolvimento.

Desde 2004, as equipes envolvidas com o Programa de Inovação Braskem (PIB) já postaram 1.220 idéias no sistema, das quais 420 viraram projetos e 120 foram lançados no mercado Para ampliar a sua competitividade e criar mais valor para toda a cadeia produtiva, a Braskem criou em 2004 o Programa de Inovação Braskem (PIB), composto por um sistema estruturado de gestão que reúne as melhores práticas de gerenciamento de Inovação, por meio da priorização dos recursos. Esse sistema recebe idéias e as transforma em possíveis novos produtos ou aplicações para o mercado, a partir de uma avaliação do potencial de geração de valor, sempre alinhado com a estratégia da companhia.

"O retorno do programa já é uma realidade. As idéias postadas nesse sistema representam hoje 17% da receita da empresa gerada por resinas lançadas nos últimos três anos", destaca Antonio Queiroz, diretor de competitividade e inovação na Braskem, que complementa: "A inovação está no DNA da companhia".

As propostas colocadas no banco de gerenciamento de idéias passam por um processo de seleção antes de serem transformadas em projetos. Nesta etapa inicial são avaliados requisitos básicos, tais como atratividade comercial, adequação estratégica e viabilidade de implantação. As idéias que apresentam o melhor balanço entre estes requisitos são validadas e tornam-se projetos que passam a ser trabalhados nas seguintes etapas: análise preliminar, estudo de viabilidade, desenvolvimento, validação - teste em clientes - e lançamento.

Em todas elas o comitê multidisciplinar de inovação faz a analise do que foi desenvolvido e aprova para a fase seguinte, até o projeto ser totalmente implementado. "A inovação está incorporada à nossa cultura, nossos profissionais respiram esse tema e isso tem contribuído fortemente para os resultados da companhia", assegura o diretor.

Segundo Queiroz, com as aquisições da Politeno e da Ipiranga a Braskem ampliou suas competências na área de inovação. Das duas empresas vieram profissionais que agregaram valor ao nosso banco de idéias e projetos, abrindo mais o nosso leque de possibilidades na área de polímeros. "Eles trouxeram novas competências técnicas, experiências e um olhar diferenciado sobre alguns mercados e projetos", explica.

Desde que o programa foi criado, até o primeiro trimestre deste ano, as equipes envolvidas já postaram 1.220 idéias no sistema, das quais 420 viraram projetos e 120 foram lançados no mercado. Esse número evidencia o compromisso das áreas de negócios da Braskem com o crescimento sustentado pela inovação.

O resultado é superior a média mundial encontrada na literatura para processos de inovação, que não passa de 2%, ou seja, de cada 1000 idéias, 20 viram projetos lançados com sucesso, segundo referências da literatura especializada. Na Braskem, o número chega a 10%. "O elevado índice de aproveitamento das idéias mostra o compromisso das equipes da Braskem com a inovação, como forma de ampliar a competitividade da empresa no mercado nacional e internacional.

"Neste trimestre nós já batemos o recorde de lançamentos se comparado com o 1 trimestre dos últimos anos desde a criação do PIB", enumera Queiroz, mostrando a confiança da Braskem no mercado, apesar do atual momento da economia mundial. "Os 13 projetos lançados no primeiro trimestre de 2009 respondem por 23% da meta de criação de valor da inovação para esse ano na área de polímeros", complementa Patrick Teyssonneyre, gerente do Centro de Tecnologia e Inovação e responsável pela execução e acompanhamento do PIB.

Nos últimos cinco anos, 100% dos projetos lançados no mercado em PP, PE e PVC advém do PIB, a exemplo da resina Norvic S80SA na área de PVC. Essa resina substituiu a borracha na fabricação de componentes de calçados em que se exige maior resistência mecânica.

Em PE um caso exemplar é a resina ML 3610N - que está sendo lançada agora na Brasilplast - desenvolvida especialmente para aplicações de alto desempenho em rotomoldagem, como por exemplo, cisternas e tanques de grandes volumes. O resultado é um produto com excelente balanço entre rigidez e resistência ao impacto, além de uma elevada resistência a quebra sob tensão ambiental (ESCR).

Já em PP podemos destacar a linha Braskem Symbios, desenvolvida para atender ao mercado de filmes termo-seláveis para os processos de empacotamento automático. Os produtos Braskem Symbios são terpolímeros que visam à redução da temperatura de selagem e que apresentam bom desempenho no processo de metalização.

"Todos esses lançamentos vieram para fortalecer o mercado e abrir segmentos onde os polímeros comercializados pela Braskem não estavam presente, como mercado de peças técnicas de grande volume em rotomoldagem", conclui o gerente.

 

Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar:

 

Fato Relevante
imprensa.braskem@agenciafr.com.br

 

 

Braskem nas redes sociais

Facebook | Linkedin | Twitter

Imprensa

Se você é um profissional da imprensa, a Braskem tem um canal feito só pra você.

Acesse aqui

Clientes

Seja cliente Braskem

Com uma estratégia pautada na economia circular de baixo carbono, desenvolvemos soluções inovadoras e mais sustentáveis, contribuindo para a criação de um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.

Quer transformar o futuro com a gente?

Fale com nossa equipe