bar
Contato
Todas as notícias
Press Releases • 9 de Dezembro de 2005

Braskem conquista dois Prêmios Abiquim: Tecnologia e Exportação

Braskem confirma seu lugar entre as companhias mais inovadoras do setor e os grandes exportadores do país.

A Braskem conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio ABIQUIM de Tecnologia, um dos mais conceituados da área química no país, entregue anualmente às empresas mais inovadoras do setor. O case que valeu à Braskem esse reconhecimento foi Desenvolvimento de modelo de negócio, processo, equipamento de alta produtividade para a produção de descartáveis em polipropileno. "O prêmio reafirma o compromisso da companhia com a inovação tecnológica como forma de criar valor para seus acionistas e para a cadeia produtiva da petroquímica e dos plásticos", destaca Luís Felli, diretor dos negócios de polipropileno.

Além desse prêmio, a Braskem sagrou-se vencedora do ABIQUIM de Exportação, lançado neste ano, na categoria Clube exportador, que é dirigido às empresas que exportam anualmente acima de US$ 100 milhões. "Essa conquista é resultado de uma diretriz bem sucedida adotada pela Braskem de manter presença estratégica nos mercados internacionais e relações de longo prazo com seus principais clientes", diz Luciano Guidolin, diretor de exportação.

Com o mesmo projeto, a Braskem conquistou no início da semana o prêmio FINEP de Tecnologia e Inovação na categoria processo. Segundo Felli, o mercado potencial para uso do polipropileno em produtos descartáveis é de aproximadamente 90 mil toneladas anuais e vem crescendo a uma taxa média de 7% ao ano. A substituição do poliestireno por polipropileno nesses produtos apresenta uma série de vantagens para os transformadores e para o consumidor final, como maior resistência e transparência. Além disso, o custo do equipamento é cerca de um terço em relação ao similar importado.

Nesse desenvolvimento, iniciado em 2001, a Braskem contou com a parceria da Descartáveis Zanatta, uma das principais transformadoras do país. A solução já começa a conquistar outros mercados, como o argentino, para onde a Braskem está viabilizando a exportação do primeiro equipamento.

"O foco em inovação tem permitido à Braskem oferecer em primeira mão ao mercado regional as tecnologias mais atualizadas, favorecendo a fidelização do cliente e disponibilizando recursos para pesquisa, muitas vezes inviáveis para o setor transformador", ressalta o diretor de Tecnologia e Inovação da Braskem, Luis Fernando Cassinelli.

O Centro de Tecnologia e Inovação Braskem, onde a solução integrada em polipropileno foi desenvolvida, é o mais moderno e bem equipado da indústria petroquímica na América Latina. Com ativos tecnológicos avaliados em mais de R$ 320 milhões, investidos em sete plantas-piloto e 11 laboratórios, o centro, que está localizado em Triunfo/RS, conta com uma equipe de 160 pesquisadores e técnicos, preparados para fornecer todo apoio aos clientes da Braskem no desenvolvimento de produtos, processos e novos mercados.

No ano passado, a Braskem ganhou o prêmio ABIQUIM de Tecnologia com o desenvolvimento do UTEC, um polietileno de ultra alto peso molecular de alto valor agregado do qual a Braskem é o único produtor no país e o segundo maior do mundo.

 

Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar:

 

Fato Relevante
imprensa.braskem@agenciafr.com.br

 

 

Braskem nas redes sociais

Facebook | Linkedin | Twitter

Imprensa

Se você é um profissional da imprensa, a Braskem tem um canal feito só pra você.

Acesse aqui

Clientes

Seja cliente Braskem

Com uma estratégia pautada na economia circular de baixo carbono, desenvolvemos soluções inovadoras e mais sustentáveis, contribuindo para a criação de um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.

Quer transformar o futuro com a gente?

Fale com nossa equipe